Cidades Painel Funesc ‘Zé Lins 120 anos’ promove debate sobre a obra ‘Cangaceiros’

Painel Funesc ‘Zé Lins 120 anos’ promove debate sobre a obra ‘Cangaceiros’

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta quarta-feira (21), às 19h30, em transmissão ao vivo pelo YouTube, mais um Painel Funesc Especial, com uma conversa sobre a obra ‘Cangaceiros’, de José Lins do Rego. O evento ocorre em comemoração aos 120 anos do romancista e traz como convidado o mestre em sociologia, escritor […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Espaço Cultural (Foto: Divulgação/PBTur)

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta quarta-feira (21), às 19h30, em transmissão ao vivo pelo YouTube, mais um Painel Funesc Especial, com uma conversa sobre a obra ‘Cangaceiros’, de José Lins do Rego. O evento ocorre em comemoração aos 120 anos do romancista e traz como convidado o mestre em sociologia, escritor e professor Cauby Dantas, que conversará com o jornalista Jãmarrí Nogueira.

O professor Cauby Dantas, convidado do painel, possui bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia, também pela UFPB. Atualmente é professor assistente, nível I, da UFPB. Suas pesquisas giram em torno de estudos, ensaios e romances sobre o Brasil, diálogos sociológicos e literários, bem como estudos socioculturais da formação social brasileira, entre eles, pesquisas sobre o romancista Zé Lins.

José Lins do Rego nasceu em Pilar (PB), em 1901. Com uma vasta obra de romances regionalistas, ele é considerado um dos escritores mais importantes da moderna produção literária nacional, com livros como ‘Menino de Engenho’, ‘Riacho Doce’, ‘Doidinho’, ‘Banguê’ e ‘Fogo Morto’.  ‘Cangaceiros’ é uma continuação de ‘Pedra Bonita’ e trata do fanatismo religioso e da brutalidade do cangaço, em meio à história do amor proibido entre Bentinho (irmão do mais famoso cangaceiro da região) por Alice, filha de um homem que odeia o cangaço.

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais, semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana.   

Últimas