Cidades Patos flexibiliza bares, restaurantes, academias e similares

Patos flexibiliza bares, restaurantes, academias e similares

O prefeito interino Ivanes Lacerda, de Patos, no Sertão da Paraíba, publicou,

Portal Correio

O prefeito interino Ivanes Lacerda, de Patos, no Sertão da Paraíba, publicou, na noite desse domingo (26), o decreto de nº 45/2020 que estabelece novas medidas de enfrentamento e prevenção à pandemia da Covid-19 (novo coronavírus) no município. Serão flexibilizados, a partir desta quarta (29), os bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, docerias, cafeterias e similares, que possuam espaço próprio para serviço de atendimento aos clientes. Confira aqui o decreto na íntegra.

Leia também:

Paraíba tem 185 municípios classificados com bandeira amarela Paraíba passa de 76 mil casos de coronavírus e registra mais 23 mortes Bares, academias e restaurantes voltam a abrir em João Pessoa

Para a flexibilização, esses estabelecimentos devem funcionar com limite de 50% da capacidade, obedecendo as regras de higiene, distanciamento seguro de 1,5 metro entre as mesas e observando as exigências estabelecidas no protocolo de segurança e orientações da Secretaria Municipal de Saúde.

Os bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, docerias, cafeterias, trailer food truck e similares deverão atender nos seguintes horários:

Café da manhã: das 6h às 10h; Almoço: das 11h às 16h; Jantar: das 18h às 00h.

Ainda será obrigatório a aferição da temperatura do cliente/consumidor/funcionários/colaborador, assim como uso de máscaras por todos esses citados, ao adentrar ao estabelecimento, sendo que a máscara somente poderá ser retirada no momento da refeição e colocando-a novamente após o término da refeição.

O decreto mantém vedado o funcionamento de serviço de rodízio, sendo permitido o serviço de buffet, caso haja instalação de anteparos salivares e seja servido por funcionário do restaurante, especialmente destacado para tal finalidade.

Nos estabelecimentos autorizados a serem flexibilizados mediante esse decreto, fica proibida a disponibilidade de playgrounds, espaços de diversão e jogos, sendo permitida a música ao vivo com apenas dois músicos por atração.

Os estabelecimentos de alimentação, localizados em shopping centers e centros comerciais e que tenham área própria de atendimento aos clientes funcionarão de acordo com o horário de funcionamento dos shoppings centers e centros comerciais, observando os horários das refeições e possibilitando duas horas de intervalo para limpeza e assepsia de todo o ambiente para início de novo serviço, sendo vedada a reabertura de praças de alimentação, a fim de evitar aglomerações.

Já aqueles que não possuem área de atendimento aos clientes, utilizando-se de áreas de convívio compartilhadas, funcionarão, exclusivamente com limite de 50%, distribuindo as mesas com espaço de no mínimo dois metros de distância, por meio de entrega em domicílio (delivery), inclusive por aplicativos, e como pontos de retirada de mercadorias (drive thru) ou retirada dos produtos no local do estabelecimento, evitando aglomerações e formação de filas.

Academias e similares

As academias, centros de ginástica e estabelecimentos similares estão autorizados a funcionar a partir do dia 3 de agosto de 2020, com limite de 50% da capacidade, através de atendimento individual e por agendamento, vedadas aulas coletivas, obedecendo às regras de higiene e observando demais exigências estabelecidas no protocolo de segurança, bem como as normas complementares da Secretaria Municipal de Saúde.

Será obrigatório o uso de máscara por todos os funcionários e alunos durante a permanência na academia e similares, como também a manutenção do distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, bem como o distanciamento de aparelhos, equipamentos e máquinas de, no mínimo, dois metros e aferição de temperatura.

Fica autorizada a realização de aulas práticas e de estágio, exclusivamente para os alunos concluintes de cursos na área de saúde nas instituições de ensino superior públicas e privadas.

Para as flexibilizações são consideradas a eficiência do momento de isolamento social rígido e medidas sanitárias que preservem a saúde das pessoas, o que vem sendo adotado sob a orientação dos órgãos públicos competentes, sendo como regra ficar em casa, assim como o aumento do número de leitos na UPA/HRP após reforma, aquisição de respiradores, bem como a diminuição do número de pacientes com sintomas respiratórios, atingindo o percentual de 29% referente aos últimos 45 dias, tendo em vista a faixa amarela para a cidade de Patos nesse momento de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Na última quinta-feira (23), o prefeito decretou o funcionamento, aos sábados, da Feira Livre, Mercados Públicos Darcilio Wanderley e Juvino Lilioso, assim como o retorno das atividades da Feira da Troca.

Saiba mais sobre o coronavírus

Acompanhe gráficos e curva de contágio do coronavírus na PB Veja aqui as últimas notícias sobre o novo coronavírus Doações ajudam afetados pela pandemia; saiba como colaborar Saiba como se proteger e onde ter atendimento para coronavírus Coronavírus: Especialista orienta sobre uso de máscaras caseiras Acompanhe aqui a situação dos leitos no estado

Últimas