Portal Correio Acervo da Pinacoteca da UFPB será lançado na 15ª edição da Primavera dos Museus

Acervo da Pinacoteca da UFPB será lançado na 15ª edição da Primavera dos Museus

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançará, no próximo mês, o Catálogo Geral do acervo da Pinacoteca da Instituição. O lançamento da publicação ocorrerá durante a 15ª edição da Primavera dos Museus, que ocorrerá de 20 a 26 de setembro. Promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento virtual terá como tema, neste ano, ‘Museus: Perdas e Recomeços’, e será transmitido pelo YouTube, no canal do Ibram. Vinculada […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Reprodução/UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançará, no próximo mês, o Catálogo Geral do acervo da Pinacoteca da Instituição. O lançamento da publicação ocorrerá durante a 15ª edição da Primavera dos Museus, que ocorrerá de 20 a 26 de setembro.

Promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento virtual terá como tema, neste ano, ‘Museus: Perdas e Recomeços’, e será transmitido pelo YouTube, no canal do Ibram.

Vinculada ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), a Pinacoteca possui uma coleção com aproximadamente 500 obras, entre pinturas, cerâmicas e trabalhos sobre papel com várias técnicas, em sua maioria doadas pelos artistas. Além das obras de arte, reúne também um grande acervo de documentos históricos de grande potencial para pesquisas.

O Catálogo Geral reúne todo esse acervo, com a cronologia das exposições realizadas naquele espaço, por exemplo. O objetivo da publicação do catálogo foi reunir, pela primeira vez, a riqueza que o acervo possui e compartilhar com a sociedade, para que ela possa compreender um pouco da própria história por meio da arte.

“Até agora não havia um catálogo geral apresentando o acervo, que reúne artistas nacionais e locais. É uma referência para a Pinacoteca, para a UFPB e para a sociedade paraibana como um todo”, comentou a vice-coordenadora da Pinacoteca e museóloga Marisa Pires sobre esse importante patrimônio cultural da universidade.

Entre as obras do acervo da Pinacoteca, criada em 1987, estão exemplares de autoria do artista plástico pernambucano Francisco Brennand (1927-2019) e do artista plástico paraibano Hermano José (1922-2015), um dos fundadores da Pinacoteca – e homenageado pela UFPB em outro equipamento cultural que leva o seu nome, o Museu Casa de Cultura Hermano José.

A Pinacoteca funciona no Campus João Pessoa, na Biblioteca Central (atualmente em reforma), e conta também com uma galeria de exposições. O Catálogo Geral está disponível para download gratuito, no site da Editora UFPB.

Últimas