Portal Correio Obra ‘Riacho Doce’ será debatida em Painel Funesc comemorativo aos 120 anos de José Lins do Rego

Obra ‘Riacho Doce’ será debatida em Painel Funesc comemorativo aos 120 anos de José Lins do Rego

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta quarta-feira (20), às 19h30, em transmissão ao vivo pelo YouTube da Fundação, mais um Painel Funesc especial, com um debate sobre a obra “Riacho Doce”, de José Lins do Rego. O evento acontece em comemoração aos 120 anos do romancista e traz como convidado o historiador Giuseppe Lyra Filho, sendo mediado […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Debate terá como convidado o historiador Giuseppe Lira (Foto: Divulgação/Secom-PB)

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta quarta-feira (20), às 19h30, em transmissão ao vivo pelo YouTube da Fundação, mais um Painel Funesc especial, com um debate sobre a obra “Riacho Doce”, de José Lins do Rego. O evento acontece em comemoração aos 120 anos do romancista e traz como convidado o historiador Giuseppe Lyra Filho, sendo mediado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira.
 
Giuseppe Lyra Filho é professor de História do Ensino Básico. É graduado e mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desenvolvendo estudos sobre história social, história da Paraíba, escravidão, emancipação dos escravizados e história das cidades.
 
José Lins do Rego nasceu em Pilar (PB), em 1901. Com uma vasta obra de romances regionalistas, ele é considerado um dos escritores mais importantes da moderna produção literária nacional, com livros como “Menino de Engenho”, “Riacho Doce” “Doidinho”, “Banguê” e “Fogo Morto”. Em “Pureza”, de 1937, o escritor retrata um outro espaço nordestino: verde, tranquilo e bucólico, enquanto conta a história de Lourenço de Melo, um homem atormentado e cheio de temores. O livro integra o chamado pelos críticos “ciclo do lirismo erótico”, na obra de José Lins.
 
O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais, semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana.

Últimas