Portal Correio Pollyanna Dutra participa da Conferência Brasileira de Mudança do Clima

Pollyanna Dutra participa da Conferência Brasileira de Mudança do Clima

A deputada Pollyanna Dutra participou, nesta terça-feira (28), das programações da Conferência Brasileira da Mudança do Clima. Durante o evento, a parlamentar ministrou uma palestra no painel “Mulheres na vanguarda da transição energética”, destacando exemplos exitosos alcançados quanto esteve à frente de projetos voltados à sustentabilidade no Sertão da Paraíba. A Conferência Brasileira de Mudança […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Divulgação

A deputada Pollyanna Dutra participou, nesta terça-feira (28), das programações da Conferência Brasileira da Mudança do Clima. Durante o evento, a parlamentar ministrou uma palestra no painel “Mulheres na vanguarda da transição energética”, destacando exemplos exitosos alcançados quanto esteve à frente de projetos voltados à sustentabilidade no Sertão da Paraíba. A Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC) é um evento nacional que está ocorrendo nesta semana e seguirá até a próxima sexta-feira, 1º. Esta é uma iniciativa coletiva e apartidária, nascida em 2019, que tem como base a NDC Brasileira, o Acordo de Paris e a Agenda 2030.

Durante sua palestra no evento, a deputada Pollyanna falou sobre a importância da sustentabilidade, destacando o ODS 7, que visa garantir o acesso à energia acessível, confiável, sustentável e moderna a todos. “Sustentabilidade á mais do que uma palavra de ordem: é compromisso! Fiz questão de iniciar minha fala com essa frase porque é necessário que esta se transforme em uma política de gestão. E foi assim, com esse compromisso, que, enquanto gestora, consegui municipalizar objetivos globais e auxiliar a transformar vidas no Sertão do estado da Paraíba”, comentou Pollyanna Dutra.

A parlamentar, que foi prefeita do município de Pombal, na Paraíba, por dois mandatos, falou sobre seu exemplo na implementação de energias limpas e renováveis junto a uma comunidade rural do Sertão da Paraíba. “Na Várzea Comprida das Oliveiras, um grupo de mulheres procurou a gestora para um auxílio para compra de um forno industrial. Nós conseguimos montar uma padaria comunitária e, por meio da iniciativa de gestão, essas mulheres tiveram acesso à energia solar, implementaram um biodigestor e ainda reutilizam a água, o que permite com que esse projeto não só seja viável, mas seja sustentável. Contar esse exemplo me orgulha e me faz lembrar que é possível, quando essa é a decisão, impactar as vidas das pessoas por meio da implementação das políticas públicas”, acrescentou Pollyanna Dutra.

A participação completa da deputada Pollyanna Dutra está disponível no canal do YouTube do Instituto Ethos e pode ser conferida por meio deste link: https://www.youtube.com/watch?v=agdWiLLjNO4. Estiveram ao lado da deputada Pollyanna Dutra no painel “Mulheres na vanguarda da transição energética” Raquel Lyra (Prefeita de Caruaru-PE), Marina Marinho (Prefeita de Jandaíra-RN) e Natalie Unterstell (Instituto Talanoa).

Sobre a Conferência

Com a primeira edição realizada em 2019, na cidade do Recife, a CBMC é um encontro que reúne organizações não governamentais, movimentos sociais, povos tradicionais, governos, comunidade científica e os setores público e privado. O evento promove diálogos para a formulação e monitoramento de compromissos que influenciam o clima e propõe saídas para a implementação da NDC brasileira, maiores ambições na pauta climática e de adaptação às mudanças ambientais. O encontro é apartidário, de organização coletiva e tem como base a NDC Brasileira, o Acordo de Paris e a Agenda 2030.

Últimas