Portal Correio Pollyanna Dutra participa da solenidade de lançamento do programa ‘Paraíba Primeira Infância’

Pollyanna Dutra participa da solenidade de lançamento do programa ‘Paraíba Primeira Infância’

A deputada Pollyanna Dutra participou, na manhã dessa segunda-feira (8), da solenidade de lançamento do programa ‘Paraíba Primeira Infância’. A iniciativa consiste na execução de ações integradas de educação, saúde, assistência social, esporte e infraestrutura voltadas para crianças de 0 a 6 anos. Nas ações, que somam investimentos de R$ 150 milhões em diversas áreas, […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Divulgação

A deputada Pollyanna Dutra participou, na manhã dessa segunda-feira (8), da solenidade de lançamento do programa ‘Paraíba Primeira Infância’. A iniciativa consiste na execução de ações integradas de educação, saúde, assistência social, esporte e infraestrutura voltadas para crianças de 0 a 6 anos.

Nas ações, que somam investimentos de R$ 150 milhões em diversas áreas, está inserida a construção de 100 creches, garantindo a universalização do atendimento em todos os municípios da Paraíba.

Para Pollyanna Dutra, as ações voltadas à primeira infância têm fundamental importância para a garantia de um futuro promissor. A parlamentar destacou a relevância das ações relembrando a necessidade enfrentada nessas áreas pelas famílias do estado da Paraíba, em especial as mais necessitadas.

“Parabenizo o governador João Azevêdo pela sensibilidade em lançar esse projeto, que se caracteriza como um dos mais importantes dessa gestão. Pensar nas crianças é projetar o futuro, algo fundamental, sobretudo nos tempos de hoje”, comentou Pollyanna Dutra.

Sobre o Programa

O programa Paraíba Primeira Infância irá contemplar diretamente 7.200 crianças e mães, que terão tranquilidade para atuar no mercado de trabalho com a garantia de um local com toda estrutura para cuidar de seus filhos.

As 100 creches do Governo do Estado serão construídas em municípios com menos de 50% das crianças matriculadas em creches ou pré-escolas ou nos que têm o menor percentual de vagas para atender a demanda. A ação tem o objetivo de garantir o acesso das crianças às políticas públicas, visando ao desenvolvimento delas em todos os aspectos biopsicossociais.

O programa Paraíba Primeira Infância atuará em eixos que preveem o cuidado materno-infantil, com ações de saúde em atenção à gestação e ao nascimento, ao cumprimento de calendário de vacinação e redução da mortalidade materno-infantil; e com a convivência familiar e comunitária, a partir de ações da política de assistência social para fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio da articulação da rede socioassistencial com serviços, programas, projetos e benefícios. 

Também estão previstos cuidados com a diversão, com ações de incentivo ao brincar, ao esporte, à cultura, como ferramentas para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, assim como de construção e adaptação de equipamentos públicos para atendimento à primeira infância; e cuidados com o desenvolvimento, com iniciativas da política de educação, voltadas ao acesso à educação infantil, como garantia de direito, que visem ao desenvolvimento integral da criança.

Últimas