Portal Correio Pollyanna Dutra passa a integrar grupo focado no desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais

Pollyanna Dutra passa a integrar grupo focado no desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais

A deputada estadual Pollyanna Dutra passou a integrar, oficialmente, o Grupo de Trabalho responsável pela execução estratégica das ações do Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais, o Planes. A criação do grupo foi formalizada nesta quarta-feira (24) com o objetivo de contribuir para a superação de problemas e desafios históricos do […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Divulgação

A deputada estadual Pollyanna Dutra passou a integrar, oficialmente, o Grupo de Trabalho responsável pela execução estratégica das ações do Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais, o Planes. A criação do grupo foi formalizada nesta quarta-feira (24) com o objetivo de contribuir para a superação de problemas e desafios históricos do setor agropecuário paraibano.

A reunião, na qual a criação do GT foi oficializada, aconteceu na sede do Sistema Faepa/Senar-PB, em João Pessoa, que é um dos integrantes do movimento. Também compõem o Planes a OAB-PB, a ALPB, representada pela deputada Pollyanna Dutra, o Sistema OCB-PB, Sebrae, Insa, Fiep, Banco do Nordeste, UFPB e Governo do Estado, através da Cinep, Empaer e Secretaria de Estado da Agricultura Familiar.

Para Pollyanna Dutra, não é possível pensar em desenvolvimento sem voltar o olhar para as potencialidades existentes em cada região do nosso estado. “Como diria o grande economista Celso Furtado: ‘só haverá desenvolvimento ali onde existir um projeto social subjacente’, e esse projeto social precisa englobar todos. Nosso estado é repleto de potenciais em todas as suas regiões e para que o desenvolvimento realmente aconteça ele precisa envolver os arranjos produtivos locais. O Planes é um projeto extraordinário e sou muito honrada em fazer parte desse seleto grupo que está unido para pensar em estratégias para que o nosso povo se desenvolva. Esse é o momento”, destacou a parlamentar.

Os APLs englobados pelo Planes contemplam as cadeias produtivas da abacaxicultura, apicultura e meliponicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura, inhamecultura, mandiocultura, olericultura, ovinocaprinocultura e umbucultura, foco principal desse grupo de trabalhos.

Durante o encontro, também foi debatido um cronograma de atividades, com a definição de tarefas prioritárias. Entre elas estão a formação de uma equipe para tratar dos entraves relativos à regularização sanitária e obtenção dos registros de produtos de origem animal, como o Selo Arte, Sisbi e SIE.

O próximo encontro do GT acontecerá no dia 9 de dezembro. Nessa ocasião, os integrantes devem analisar a minuta do termo de cooperação técnica, que definirá as responsabilidades de cada instituição.

Últimas