Portal Correio Túlio Gadelha e Chió defendem diálogo mais próximo e transparente para atrair jovens para política

Túlio Gadelha e Chió defendem diálogo mais próximo e transparente para atrair jovens para política

O deputado federal por Pernambuco, Túlio Gadelha (PDT), e o deputado estadual paraibano Chió (Rede), defenderam nesta quinta-feira (16), um diálogo mais próximo e transparente com a juventude brasileira com o objetivo de atraí-los para a política. A defesa foi feita durante a entrega de certificados a 40 jovens paraibanos que concluíram o curso do […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Divulgação

O deputado federal por Pernambuco, Túlio Gadelha (PDT), e o deputado estadual paraibano Chió (Rede), defenderam nesta quinta-feira (16), um diálogo mais próximo e transparente com a juventude brasileira com o objetivo de atraí-los para a política. A defesa foi feita durante a entrega de certificados a 40 jovens paraibanos que concluíram o curso do Movimento Nova Atitude, focado em capacitar e mobilizar novos líderes para renovar e qualificar a política do estado.
 
“O que falta para a juventude é compreender o sistema político brasileiro, como ele funciona e a quem ele serve. Aqui na Paraíba como em Pernambuco vivemos um sistema de oligarquias no poder. Quando não é um deputado que foi eleito e reeleito, é um filho, a esposa, a mãe. A gente precisa acabar com esse ciclo, precisamos discutir política com profundidade e trabalhar a formação política dos jovens. Precisamos trazer mais jovens para discutir a política com profundidade. Temos que renovar e não apenas com caras, mas sim com práticas”, destacou Túlio Gadelha.
 
Para o deputado pernambucano, a Paraíba cumpre um papel muito importante no cenário nacional com a formação de novos jovens líderes, por meio da ação que tem o apoio do deputado estadual Chió. “Precisamos fazer um debate com profundidade sobre política e rumos do Brasil. A gente está no parlamento, no Congresso Nacional, e temos percebido diariamente retrocessos, tentativas de retiradas de direitos, ataques a imprensa, posições e posicionamentos homofóbicos do presidente da República. Esse não é o Brasil que queremos e precisamos. Talvez que por isso, temos percebido um desestímulo dos jovens na política”, comentou.
 
Mais proximidade – O deputado estadual Chió disse que o problema do afastamento dos jovens da política é causado pelo distanciamento da classe política. Para ele, é preciso que os políticos estejam mais próximos, debatendo, discutindo pautas importantes e sobretudo, mostrando aos jovens como a política funciona. “Temos que estar mais próximos da realidade das pessoas. A gente tem dialogado muito pouco. Vemos umas discussões inócuas pela classe política quando temos 1,6 milhões de paraibanos passando fome. É preciso que estejamos mais próximos da juventude que só vai se engajar mesmo quando chegarmos mais perto com transparência”, disse.
 
Durante a entrega dos certificados, os jovens relataram como se interessaram pela política. A maioria com um único objetivo, ajudar o próximo, garantir dias melhores e com mais oportunidades para todos. É o caso da vereadora do município de Cacerengue, Suênia Rosa, que se apaixonou pela política para ajudar as pessoas da sua cidade. “Esse é o meu maior objetivo, melhorar e garantir uma melhor qualidade de vida para nosso povo”, afirmou.
 
Formação – Para receber o certificado, os jovens participaram de um processo de seleção.  No curso, eles receberam uma formação de líderes de alta performance. Entre os temas abordados estavam: a história da política e da formação política do Brasil; o sistema político e eleitoral brasileiro; o relacionamento com a mídia e media training; a ciberpolítica: redes sociais, fake news e big data; a comunicação e marketing político; o relacionamento com o eleitor e oratória; além de Direito Constitucional e Eleitoral. O curso contou com a participação de nomes estaduais e nacionais como facilitadores.
 
Movimento – O Movimento Nova Atitude é um movimento político, idealizado por jovens lideranças na Paraíba, que tem como principal objetivo capacitar e mobilizar outros jovens líderes para qualificar ainda mais a política Paraibana e potencializar as mulheres para a conquista de um espaço maior no cenário político. Os princípios da iniciativa são Sustentabilidade, Diversidade, Defesa da democracia, Cultura da paz, Compromisso com as boas práticas na política, Ética e Transparência. Mais informação no www.movimentonovaatitude.com.br

Últimas