Cidades Secretário de Saúde defende reabertura de shoppings, bares e restaurantes aos fins de semana em João Pessoa

Secretário de Saúde defende reabertura de shoppings, bares e restaurantes aos fins de semana em João Pessoa

O novo decreto da Prefeitura de João Pessoa deve flexibilizar as atividades econômicas pelos próximos 15 dias. O conjunto de normas deve ser divulgado até esta sexta-feira (18), com início da vigência no sábado (19). Ao programa Correio Manhã, da Rede Correio Sat, o secretário de Saúde do Município, Fábio Rocha, disse acreditar que João […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Fábio Rocha (Foto: Ivomar Gomes Pereira/Divulgação/Secom-JP)

O novo decreto da Prefeitura de João Pessoa deve flexibilizar as atividades econômicas pelos próximos 15 dias. O conjunto de normas deve ser divulgado até esta sexta-feira (18), com início da vigência no sábado (19). Ao programa Correio Manhã, da Rede Correio Sat, o secretário de Saúde do Município, Fábio Rocha, disse acreditar que João Pessoa tem condições de liberar o funcionamento de serviços hoje fechados.

Segundo Fábio Rocha, haverá reunião entre gestores na tarde desta quinta-feira para definir os detalhes do decreto. O secretário adiantou medidas que ele considera aplicáveis para o período. Na opinião dele, o decreto poderia determinar as seguintes regras:

Shoppings, bares e restaurantes funcionariam até as 22h, inclusive nos fins de semana Igrejas poderiam funcionar com ocupação 30% da capacidade, inclusive nos fins de semana Academias poderiam funcionar no horário habitual, inclusive nos fins de semana Praias continuariam fechadas para banho e passeios, seguindo as mesmas regras do decreto atual Eventos poderiam funcionar com ocupação 30% da capacidade

“O nosso objetivo é normalizar o máximo possível as atividades, desde que tenhamos segurança nessas atividades. Pelos números da prefeitura, acreditamos que há segurança para retomar serviços nos fins de semana com horários reduzidos e respeitando critérios sanitários”, disse Fábio Rocha.

Apesar do entendimento do secretário, pesarão votos e avaliações de outros gestores municipais na elaboração do novo decreto. Sendo assim, podem haver modificações até a publicação oficial do documento.

O que diz o Estado

O programa Correio Manhã também ouviu o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros. Ele concordou que João Pessoa possui condições favoráveis à flexibilização, ao contrário de municípios do interior, como Areia e Bananeiras, que costumam ser destinos frequentes nos dias de São João e São Pedro. Ele falou que o estado se preocupa que o feriado possa elevar os índices de transmissão do novo coronavírus e ocupação hospitalar de pacientes com Covid-19.

“São João e São Pedro são festas que tradicionalmente promovem aglomerações, então as medidas adotadas a partir do dia 19 terão que ser analisadas por esse ângulo. Temos que adotar medidas que evitem que as pessoas aglomerem. A permanência das pessoas trabalhando nesse momento é muito importante”, declarou Geraldo Medeiros.

A fala do secretário indica que o feriado de São João pode ser cancelado no estado. O Governo da Paraíba prepara um novo decreto que terá validade a partir do sábado (19). O texto deve ser divulgado até a manhã desta sexta (18).

Últimas