Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

UPAs de João Pessoa voltam a prestar atendimentos clínicos à população

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) retomou o atendimento clínico nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Capital a partir desta quinta-feira (1º). A decisão foi tomada após a constatação da diminuição no número de casos da Covid-19, o que possibilita, neste momento, a retomada dos atendimentos clínicos. A informação foi confirmada pelo secretário […]

Cidades|

UPA
UPA UPA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) retomou o atendimento clínico nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Capital a partir desta quinta-feira (1º). A decisão foi tomada após a constatação da diminuição no número de casos da Covid-19, o que possibilita, neste momento, a retomada dos atendimentos clínicos. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, Fábio Rocha.

Segundo Fábio Rocha, os indicadores mostram que a situação de João Pessoa é de declínio nos casos de Covid e a população precisa de atendimento para outras patologias. Como fizemos da outra vez, vamos torná-las híbridas, inclusive com serviço de Ortopedia na UPA dos Bancários, desafogando o Ortotrauma, e oferecendo atendimento pediátrico em algumas unidades”, afirmou.

Os atendimentos para Covid-19 deverão ficar sob a responsabilidade das UPAs Oceania e Valentina Figueiredo, que já vêm prestando esse tipo de serviço como unidades de referência. Lembrando que, nos casos de Covid-19 que envolvem a pediatria, o Hospital do Valentina também presta o atendimento para este público.

As Unidades de Pronto Atendimento funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, com portas abertas à população, “dando boa resolutividade a grande parte das urgências e emergências do dia a dia, a exemplo de casos de pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame”, como diz a prefeitura.

Publicidade

“As UPAS ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, oferecendo uma estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação”, explica a prefeitura.

Segundo a prefeitura, quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e avaliam o diagnóstico. Os profissionais analisam se é necessário o encaminhamento do paciente para um hospital ou se deve mantê-lo em observação por um período específico.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.