Cidades Vacina segue sendo aplicada em grupos prioritários e da Saúde na Paraíba

Vacina segue sendo aplicada em grupos prioritários e da Saúde na Paraíba

A vacinação contra a Covid-19 na Paraíba continua seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que determinam os grupos prioritários para imunização, com base no número de vacinas enviadas, entre eles os trabalhadores da Saúde e idosos acima de 90 anos. A segunda dose do imunizante já está sendo aplicada nos profissionais da Saúde, […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Aplicação da segunda dose já começou na Paraíba (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A vacinação contra a Covid-19 na Paraíba continua seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que determinam os grupos prioritários para imunização, com base no número de vacinas enviadas, entre eles os trabalhadores da Saúde e idosos acima de 90 anos. A segunda dose do imunizante já está sendo aplicada nos profissionais da Saúde, conforme o cronograma já estabelecido.

Leia também: Primeira pessoa vacinada na PB recebe segunda dose contra coronavírus

Veja abaixo como tem sido o esquema de vacinação nas duas maiores cidades da Paraíba, João Pessoa e Campina Grande.

João Pessoa

Na manhã desta terça-feira (16), no drive thru instalado no estacionamento do Mangabeira Shopping, a imunização aconteceu normalmente, sem registro de problemas. A diretora da Vigilância em Saúde do Município de João Pessoa, Alline Grisi, esclarece que uma liminar proferida pela Justiça Federal, que prioriza a vacinação de idosos, considera o seu cumprimento a partir da aquisição de novas dosagens.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou uma nota através da qual lamenta que a interpretação errada sobre a decisão recente da Justiça Federal da Paraíba (JFPB) tratando da suposta vacinação de pessoas acima de 60 anos, tenha provocando aglomeração nos pontos de vacinação, e esclarece que o equívoco foi de imediato sanado.

“A Prefeitura de João Pessoa pede à população que compreenda todo esforço que vem sendo feito neste momento de pandemia e reitera que tão logo sejam disponibilizadas mais doses, será divulgado um calendário contemplando novos grupos prioritários”, diz a nota.

A vacinação contra a Covid-19 para pessoas com idade a partir de 90 anos segue até esta sexta-feira (19), no sistema drive thru, nos estacionamentos do Manaíra Shopping e do Mangabeira Shopping, das 10h às 17h.

Já o cronograma de vacinação da segunda dose para assegurar a assistência aos trabalhadores da saúde da Capital segue obedecendo ao seguinte ordem:

Terça e quarta-feira (16 e 17 de fevereiro)

– Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI)

– Hospital Alberto Urquiza Wanderley – Unimed

– Unidade Pronto Atendimento (UPA) Oceania

– Unidade Pronto Atendimento (UPA) Bancários

– Unidade Pronto Atendimento (UPA) Valentina

– Unidade Pronto Atendimento (UPA) Cruz das Armas

– Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

– Hospital Municipal Valentina Figueiredo (HMV)

-Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga.

– Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB)

Quarta e quinta-feira (17 e 18 de fevereiro)

– Hospital Nossa Senhora das Neves

– Hospital Geral da Paraíba (Hapvida)

– Hospital Memorial São Francisco

– Hospital Frei Damião

Campina Grande

A Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde de Campina Grande deu continuidade, nesta terça-feira, à aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos profissionais de saúde que receberam a primeira no início da campanha de imunização. Estão sendo vacinados profissionais do Hospital Municipal Pedro I, Hospital das Clínicas e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), que atuam na linha de frente no atendimento a casos do novo coronavírus.

Esta segunda dose está sendo aplicada exatamente 28 dias depois da primeira, como determina o protocolo da vacina CoronaVac. Nessa segunda-feira (15), receberam a segunda dose da vacina mais de 400 trabalhadores desses dois hospitais. Durante a semana, a vacinação será estendida para profissionais de outras unidades que também receberam a primeira dose no início da campanha.

A Secretaria de Saúde também iniciou nessa segunda-feira a vacinação dos idosos, a partir de 90 anos de idade, com a aplicação nas casas dos idosos. Também estão sendo vacinados os acamados a partir de 80 anos de idade, que já são acompanhados pelas Equipes de Estratégia de Saúde da Família. Os que não têm cadastro nas Unidades Básicas de Saúde devem fazer esse cadastramento no site vacinacao.campinagrande.pb.gov.br.

Até o momento, mais de seis mil pessoas já foram vacinadas em Campina Grande. “Já imunizamos mais de 70% de todas as doses que recebemos e já estamos consolidando a proteção com a segunda dose, que confere a imunidade a essas pessoas”, disse a coordenadora Municipal de Imunização, Miralva Cruz.

Últimas