Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

10 dicas para ensinar seu filho a lidar com dinheiro

Incentivar hábitos financeiros na infância ajuda a conter problemas durante a fase adulta

Economia|Richard Rytenband, comentarista de Economia da Record News

Incentivo à poupança mostra como ter mais dinheiro no futuro
Incentivo à poupança mostra como ter mais dinheiro no futuro Incentivo à poupança mostra como ter mais dinheiro no futuro

Em tempos de endividamento e inadimplência recorde é fundamental debatermos a importância da educação financeira para crianças. Muitos livros e materiais já foram criados, mas ainda é muito pouco. Se você não quer torná-los adultos endividados, vivendo acima das possibilidades por desejo de status e que não avaliam corretamente as oportunidades, incentive os pequenos desde agora.

Confira 10 dicas valiosas para ensinar educação financeira as crianças:

1. Associe o hábito de lidar com o dinheiro a algo saudável e natural. Chega de tornar este tema algo proibido, ou visto como complicado para crianças.

2. Comece a ensinar que é preciso ganhar primeiro, antes de pensar em gastar. Pode parecer óbvio, mas não é. É importante passar este ensinamento a criança. Não basta apenas querer algo, antes de tudo precisamos ter o dinheiro para comprar.

Publicidade

3. Estipule uma mesada de acordo com a realidade da família e que não prejudique o orçamento familiar.

4. Incentive a criança a poupar desde cedo, mostrando que dessa forma ela conseguirá ter mais dinheiro no futuro.

Publicidade

5. Ensine a criança a negociar e pesquisar preços desde cedo. Mostre como é possível um mesmo produto ter preços distintos, dependendo da loja.

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Publicidade

6. É fundamental ensinar a criança que para ganhar dinheiro é preciso ser útil a sociedade, ou seja, desde cedo é importante aprender que seja trabalhando para alguém ou abrindo um negócio se gera valor à sociedade. E mais, que isso exige dedicação nos estudos e acúmulo de conhecimentos.

Livros, filmes e jogos podem ensinar a importância de investir com estratégia
Livros, filmes e jogos podem ensinar a importância de investir com estratégia Livros, filmes e jogos podem ensinar a importância de investir com estratégia

7. Se possível, monte desde de já uma pequena carteira de investimentos para a criança e invista pequenas quantias regularmente. O que hoje parece pouco, no futuro fará uma grande diferença para seu filho iniciar a vida adulta.

8. Tolere os eventuais erros e má gestão do dinheiro por parte da criança e seguir orientando. Nesta fase, a criança deve aprender que podemos errar e aprender com isso.

9. Utilize filmes e livros para estimular a inteligência financeira, como a fábula “A Cigarra e a Formiga”, “João e o Pé de Feijão”, “José do Egito”, o “Filho Pródigo”, e jogos de tabuleiro como o Banco Imobiliário que ensina a importância de investir com estratégia.

10. Por último, é importante lembrar que não tem sentido tentar ensinar algo aos filhos que você mesmo não pratica. As crianças se espelham nos pais e tendem a imitar o que são e o que fazem, por isso tenha em mente que o exemplo em educação financeira precisa começar em você.

Educação financeira para crianças evita adulto endividado

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.