Economia Autoridades do Fed concordaram que resposta "contundente" ao coronavírus era necessária

Autoridades do Fed concordaram que resposta "contundente" ao coronavírus era necessária

MACRO-EUA-ATA:Autoridades do Fed concordaram que resposta "contundente" ao coronavírus era necessária

Reuters - Economia

Por Howard Schneider e Lindsay Dunsmuir

(Reuters) - Autoridades do Federal Reserve, em duas reuniões de emergência no mês passado, mostraram-se crescentemente preocupados com a rapidez com que o surto de coronavírus estava prejudicando a economia dos Estados Unidos e afetando os mercados financeiros, levando-os a adotar "ação contundente", mostrou a ata dos encontros.

O documento divulgado nesta quarta-feira é o primeiro a mostrar detalhes de como as autoridades lançaram um plano de resgate econômico sem precedentes em tempo recorde no mês passado conforme a pandemia de coronavírus se espalhava, chegando a decisões que podem formatar a economia global por décadas no espaço de algumas semanas frenéticas.

Em reuniões emergenciais convocadas pelo chair Jerome Powell em 2 e 15 de março, os membros do Fed concordaram em cortar a taxa de juros de volta para zero, ampliaram o acesso a dólares para bancos centrais estrangeiros e retomaram a forte compra de ativos. O primeiro corte foi anunciado em 3 de março, após videoconferência realizada no dia anterior.

A ata joga alguma luz sobre a velocidade com que o as autoridades do Fed foram pressionadas a dar uma resposta historicamente vigorosa aos danos que os esforços para conter o surto estavam causando à economia dos EUA.

Últimas