Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BC da Polônia diz que lançou ação legal contra mídia

Economia|

VARSÓVIA(Reuters) - O banco central da Polônia lançou uma ação legal para proteger sua reputação, disse o presidente Adam Glapinski nesta quarta-feira, após a publicação no mês passado de alguns artigos de jornal sobre suspeitas de corrupção envolvendo o regulador financeiro.

Um tribunal em Varsóvia disse na semana passada que o banco central requisitou que a corte forçasse alguns veículos de mídia a retirar temporariamente artigos online que poderiam traçar uma ligação entre o banco central e o caso.

"Nós pedimos a retirada dessas calúnias... artigos ou declarações", disse Glapinski durante entrevista coletiva depois de um encontro regular do conselho que define a taxa básica de juros. Ele não forneceu mais detalhes.

O então chefe da autoridade financeira da Polônia renunciou em novembro e foi preso na semana passada sob acusações de corrupção, depois de artigos de jornal publicarem que ele teria pedido ao chefe de um banco em dificuldades para contratar um advogado específico em troca de "apoio".

Publicidade

Quando o escândalo veio à tona, Glapinski deu apoio ao chefe anterior do regulador, Marek Chrzanowski, chamando ele de honesto e patriótico numa aparição pública. Chrzanowski negou ter praticado irregularidades.

(Reportagem de Alicja Ptak)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.