Economia BC eleva de 1,7% para 2,7% projeção de crescimento do PIB em 2022

BC eleva de 1,7% para 2,7% projeção de crescimento do PIB em 2022

Expectativa de crescimento similar à do Ministério da Economia foi apresentada pelo Relatório Trimestral de Inflação

  • Economia | Do R7

BC estima crescimento de 1% no PIB de 2022

BC estima crescimento de 1% no PIB de 2022

Marcello Casal JrAgência Brasil - 16.09.2021

O BC (Banco Central) aumentou sua projeção de crescimento econômico em 2022 de 1,7% para 2,7%, mostram dados apresentados nesta quinta-feira (29) pelo RTI (Relatório Trimestral de Inflação). O documento também prevê alta de 1% para o PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país — de 2023.

"A surpresa no crescimento do segundo trimestre, os resultados iniciais do terceiro e estímulos não contemplados no RI anterior – notadamente o aumento do valor do benefício do Auxílio Brasil e o arrefecimento da inflação, resultante, em grande medida, da redução de tributos sobre combustíveis, energia e serviços de comunicação – são os principais fatores para a revisão", destaca o documento.

Entre os componentes da oferta, a previsão de alta para a indústria foi alterada de 1,2% para 2,4%, com melhora nas previsões para todos os setores, com exceção da indústria extrativa. Em serviços, segmento responsável por 70% de toda produção nacional, a estimativa foi revista de 2,1% para 3,4%.

A atualização da projeção vai em linha com a percepção do Ministério da Economia, que também vê uma expansão de 2,7% para o PIB neste ano. A pasta, no entanto, avalia que a economia nacional crescerá 2,5% em 2023.

Em relação à política monetária, o BC reiterou que se manterá vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período suficientemente prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação. Atualmente, a taxa básica de juros está em 13,75% ao ano, após o BC ter decidido interromper o ciclo de aperto monetário.

Últimas