Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BC passa a ver retração de 6,4% para o PIB em 2020

BACEN-PIB-REVISAO:BC passa a ver retração de 6,4% para o PIB em 2020

Economia|

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central piorou sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 a uma retração de 6,4%, ante crescimento zero calculado em março, conforme Relatório Trimestral de Inflação publicado nesta quinta-feira.

A expectativa é mais pessimista que a da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, que ainda prevê um recuo de 4,7% para a atividade neste ano. Já economistas ouvidos pelo BC na mais recente pesquisa Focus previram um tombo de 6,50% para o PIB.

"A alteração da projeção está associada, essencialmente, ao avanço e à duração da pandemia da Covid-19 em território nacional, com a consequente adoção, a partir da segunda quinzena de março, de medidas de isolamento social no país", afirmou o BC.

"A magnitude desses dois fatores tem superado significativamente o que se esperava na data de corte do último RI", acrescentou o BC, estimando que haverá "recuperação gradual nos dois últimos trimestres do ano".

Publicidade

Em relação à política monetária, o BC reforçou que o espaço remanescente para a utilização de política monetária é incerto e deve ser pequeno.

Na semana passada, o BC cortou a Selic em 0,75 ponto, à nova mínima histórica de 2,25% ao ano, ao mesmo tempo em que deixou aberta a porta para nova redução "residual" à frente, condicionada à avaliação do cenário e levando em conta a evolução do surto de Covid-19 e o quadro fiscal.

(Por Marcela Ayres)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.