Economia BC turco eleva previsão de inflação para 2021 e prevê queda no 4º tri

BC turco eleva previsão de inflação para 2021 e prevê queda no 4º tri

MACRO-BC-TURQUIA-INFLACAO:BC turco eleva previsão de inflação para 2021 e prevê queda no 4º tri

Reuters - Economia

Por Ezgi Erkoyun e Ali Kucukgocmen

ISTAMBUL (Reuters) - O banco central da Turquia elevou sua previsão de inflação no fim do ano para 14,1% nesta quinta-feira, próxima, mas ainda abaixo das expectativas do mercado, com o presidente do banco prevendo queda significativa da inflação no quarto trimestre.

O presidente Sahap Kavcioglu, ao apresentar o relatório trimestral de inflação do banco central, elevou a projeção de inflação no fim do ano, que estava em 12,2%, e também a projeção para o fim de 2022, de 7,5% para 7,8%.

Uma pesquisa da Reuters esta semana mostrou que os economistas esperam que a inflação, que subiu para 17,53% em junho, atinja 18,5% em julho e permaneça elevada em 16% no final de 2021.

"A inflação pode seguir um curso volátil nos meses de verão. Nossa postura de política monetária é rígida o suficiente para evitar que essas volatilidades se reflitam na tendência principal", disse Kavcioglu.

Kavcioglu disse que a inflação esteve no topo da faixa das expectativas no mês passado e que as questões estruturais por trás dela precisam ser resolvidas e medidas tomadas para aumentar a concorrência.

Ele disse que o banco manterá uma postura rígida de forma decisiva até que uma queda contínua da inflação seja alcançada, mas a política monetária por si só não é suficiente para combater a inflação, dizendo que ela precisa estar coordenada com a política fiscal.

(Reportagem adicional de Nevzat Devranoglu)

Últimas