Economia Brasil tem em fevereiro maior entrada líquida de capital em 3 anos--BC

Brasil tem em fevereiro maior entrada líquida de capital em 3 anos--BC

MACRO-FLUXO-FEV:Brasil tem em fevereiro maior entrada líquida de capital em 3 anos--BC

Reuters - Economia

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil registrou em fevereiro entrada líquida de capital de 6,340 bilhões de dólares, maior valor para qualquer mês em três anos, com o desempenho na última semana puxado por uma forte recuperação do saldo do câmbio comercial, mostraram dados do Banco Central nesta quinta-feira.

Apenas na semana passada houve ingresso líquido de 1,141 bilhão de dólares, depois do parco saldo de 123 milhões de dólares da semana anterior.

O crescimento foi ditado pelo aumento a 2,451 bilhões de dólares no superávit do câmbio contratado comercial, ante resultado positivo de apenas 13 milhões de dólares da semana anterior. As exportações saltaram 88%, enquanto o câmbio contratado para importação subiu 30%.

Ainda na semana passada, as operações financeiras registraram déficit de 1,310 bilhão de dólares (contra saldo de 110 milhões de dólares da semana anterior), com aumento de 30% no volume que deixou o país, acima da alta de 18% nos ingressos.

A perda de vigor no fluxo financeiro é percebida também no cômputo do mês passado. Ainda houve superávit de 3,347 bilhões de dólares, mas abaixo do valor de 5,611 bilhões de dólares de janeiro.

Já a contratação de câmbio comercial mostrou sobra de 2,993 bilhões de dólares, uma reviravolta ante o déficit de 4,118 bilhões de dólares em janeiro.

O balanço de fevereiro foi o melhor desde fevereiro de 2019, quando houve superávit de 8,626 bilhões de dólares no fluxo cambial geral.

(Por José de Castro)

Últimas