Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Caso da piscina mal instalada foi resolvido pelo Xerife do Consumidor 

Empresa havia deixado o cliente na mão e com a casa de máquinas inundada

Economia|Do R7

Piscina só foi consertada após intervenção do Xerife Jorge Wilson
Piscina só foi consertada após intervenção do Xerife Jorge Wilson Piscina só foi consertada após intervenção do Xerife Jorge Wilson

O analista de sistemas Patrick, em 2014, foi até a empresa Arte Azul para comprar a sua tão sonhada piscina. Nesse dia, foi muito bem atendido, como disse, "só faltou carregar no colo". No entanto, quando a piscina apresentou o primeiro problema, começou uma grande dor de cabeça. Ao contrário do primeiro atendimento, ao abrir a reclamação, a empresa se esquivava de todas as maneiras que podia e encaminhava profissionais que não resolviam nada.

Cansado de ser prejudicado, Patrick procurou a ajuda do Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor, do programa Balanço Geral, da Rede Record, para resolver a questão. A piscina estava com vazamento, com a fibra deformada e com a casa de máquinas praticamente inundada.

O Xerife foi atrás da empresa Arte Azul, no bairro do Morumbi, na zona Sul da capital, e conversou com o proprietário Juliano, informando sobre os direitos que o consumidor possuía. Disse, inclusive, que Patrick "poderia exigir que eles retirassem a piscina e tudo mais que foi vendido, deixassem o piso como estava antes de qualquer reforma, e ainda devolvessem o dinheiro pago e corrigido". 

Segundo Jorge Wilson, o cliente tem o direito, garantido em lei, da devolução do dinheiro pago com correção monetário ou, se preferir, a realização do serviço de acordo com os critérios acertados na negociação.

Publicidade

"Nesses casos, o cliente tem 90 dias de garantia legal, e pode escolher entre três possibilidades do artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor: o abatimento no preço, a troca do produto por outro novo ou a devolução do dinheiro corrigido", disse Wilson.

Assustado com a possibilidade de ser obrigado a devolver o dinheiro, Juliano pediu o prazo de dez dias para resolver todos os problemas da piscina que estava há um ano e quatro meses sem funcionar direito.

Alguns dias depois, o Xerife retornou para saber se o acordo havia sido cumprido e foi recebido por Patrick no portão de sua casa com um grande sorriso no rosto. Estava muito feliz, seu sonho finalmente havia se concretizado. "No dia seguinte da gravação, uma equipe super capacitada veio até minha casa e resolveu todos os defeitos, agora tudo está perfeito. Finalmente a empresa tratou o cliente como deveria", disse Patrick. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.