Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

China diz que acusações dos EUA de práticas comerciais injustas "não têm fundamento"

Economia|

PEQUIM (Reuters) - A China rejeitou novas acusações feitas pelos EUA de que o país continua com práticas comerciais "injustas" e pediu nesta quinta-feira ao governo norte-americano que pare de fazer provocações, mostrando poucos sinais de recuou a dias da reunião de alto risco entre os líderes dos dois países.

O presidente Xi Jinping deve manter negociações com o presidente dos EUA, Donald Trump, durante uma cúpula do G20 na Argentina no final do mês, com o restante do mundo esperando encontrar uma maneira de reduzir a guerra comercial que está ameaçando a economia global.

O Ministério do Comércio da China disse estar profundamente preocupado com um relatório divulgado pelo governo norte-americano nesta semana, segundo o qual a China não alterou suas práticas "injustas".

"O lado norte-americano fez novas acusações sem fundamento contra o lado chinês, e a China considera totalmente inaceitável", disse o porta-voz do Ministério do Comércio chinês, Gao Feng, a jornalistas em uma entrevista coletiva em Pequim.

Publicidade

As descobertas foram divulgadas em uma atualização da "Seção 301" do Representante de Comércio dos EUA, que analisa as políticas de propriedade intelectual e transferência de tecnologia da China e provocou a imposição de tarifas norte-americanas sobre 50 bilhões de dólares em produtos chineses, que posteriormente aumentaram para 250 bilhões de dólares.

Gao disse que o relatório reflete o unilateralismo dos EUA em violação das regras da Organização Mundial do Comércio.

Publicidade

"Esperamos que os Estados Unidos abandonem as palavras e os comportamentos que prejudicam as relações econômicas e comerciais bilaterais e adotem uma atitude construtiva", disse Gao.

O ministério também está avaliando o impacto potencial de uma proposta separada dos EUA nesta semana para aumentar o controle sobre as exportações de tecnologia e disse que tomará as medidas necessárias para defender os interesses legítimos das empresas chinesas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.