Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Criado há 100 dias, canal recebe mais de 26 mil denúncias sobre telemarketing abusivo

Empresas estão sujeitas a multa diária de R$ 1.000, que pode chegar a R$ 13 milhões, diz Secretaria do Consumidor  

Economia|Agência Brasil

Canal de denúncias contra telemarketing abusivo recebe 26 mil denúncias em cem dias
Canal de denúncias contra telemarketing abusivo recebe 26 mil denúncias em cem dias Canal de denúncias contra telemarketing abusivo recebe 26 mil denúncias em cem dias

Em cem dias de funcionamento, o canal para denúncias de telemarketing abusivo registrou 26.674 mil atendimentos de pessoas que se sentiram incomodadas por esse tipo de serviço. Criada pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), a plataforma visa atender queixas de cidadãos que nunca autorizaram empresas a ligar para suas casas e oferecer produtos ou serviços.

Do total de denunciantes, 92% afirmaram não ter nenhuma relação com as empresas, de quem nunca contrataram nenhum serviço. Além disso, 99% declararam não haver concedido permissão para a empresa oferecer produtos e serviços via telefone.

Segundo a Senacon, o canal é de amplitude nacional, e Minas Gerais é o estado que apresenta o maior número de denúncias: 8.800. Em seguida, aparecem São Paulo e Rio de Janeiro, com 6.300 e 1.100, respectivamente. Bancos e operadoras de celular e TV por assinatura lideram a lista de reclamações.

Para denunciar, o consumidor deve preencher o formulário eletrônico e informar a data e o horário da chamada, além do número de origem, incluindo o DDD (quando houver). Se for possível identificar, há campos para o nome do operador de telemarketing (consultor), para indicar a empresa que ele representa e para dizer se foi dada a permissão para essa modalidade de oferta de produtos e serviços.

As denúncias serão investigadas pela Senacon e encaminhadas aos Procons de cada região, para análise e eventual abertura de processo administrativo, por prática abusiva.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.