Economia Economista-chefe do BC britânico vai deixar cargo

Economista-chefe do BC britânico vai deixar cargo

MACRO-BANCO-INGLATERRA:Economista-chefe do BC britânico vai deixar cargo

Reuters - Economia

Por David Milliken e William Schomberg

LONDRES (Reuters) - O banco central britânico disse nesta terça-feira que seu economista-chefe, Andy Haldane, vai deixar Banco da Inglaterra após mais de 30 anos para se tornar presidente de uma instituição de caridade com sede em Londres focada em questões sociais e econômicas.

Haldane tem sido o membro mais otimista do Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra sobre as perspectivas de uma forte recuperação econômica da pandemia de Covid-19, e em fevereiro comparou a inflação a um "tigre" que poderia ser facilmente despertado.

A libra caiu ligeiramente em relação ao dólar e ao euro após a notícia de que Haldane deixará o Comitê de Política Monetária depois da reunião de junho, e iniciará seu novo papel em setembro.

"Os mercados inicialmente viram isso como o único grande ´hawk´ deixando o comitê, talvez o único ´hawk´ no momento", disse James Smith, economista do ING.

"Os comentários dele sobre a recuperação ser particularmente rápida não eram compartilhados por todos os seus colegas."

Haldane vai dirigir a Royal Society for Arts, Manufactures and Commerce, fundada em 1754 e que diz "unir pessoas e ideias para desenvolver soluções práticas para solucionar os desafios do nosso tempo"

(Por David Milliken)

Últimas