Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Emprego fica estável e salários caem na indústria em janeiro, diz IBGE

Remuneração recuou 0,5% e vagas variaram 0% no setor, segundo dados desta terça (18)

Economia|Do R7

Estado de São Paulo causou maior impacto no emprego e remuneração dos trabalhadores da indústria do País
Estado de São Paulo causou maior impacto no emprego e remuneração dos trabalhadores da indústria do País Estado de São Paulo causou maior impacto no emprego e remuneração dos trabalhadores da indústria do País (AYRTON VIGNOLA)

O total de pessoas ocupadas na indústria variou 0% em janeiro deste ano em relação a dezembro do ano passado. A remuneração dos trabalhadores do setor, por sua vez, recuou 0,5% no período. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (18).

De acordo com a pesquisa, o emprego industrial teve em janeiro deste ano queda de 2% na comparação com o mesmo mês de 2013 — 28º resultado negativo nesse tipo de confronto e segundo pior desde dezembro de 2009 (-2,4%).

O resultado negativo, observado em 12 dos 14 locais pesquisados, foi impactado, sobretudo, por São Paulo (-3,1%), que teve redução no número de empregado em 13 de 18 atividades, entre elas, produtos de metal (-13,3%), produtos têxteis (-10,9%) e indústrias de máquinas e equipamentos (-9,3%).

Leia mais notícias de Economia e ajuste suas contas

Publicidade

Nos últimos 12 meses, o recuo foi de 1,2% em janeiro de 2014, perda um pouco maior que as observadas em dezembro (-1,1%) e novembro (-1,1%) do ano passado. Em relação aos setores, o número de pessoas ocupadas recuou em 14 dos 18 ramos pesquisados, com destaque para calçados e couro (-6,6%), produtos de metal (-6,0%) e refino de petróleo e produção de álcool (-5,8%).

Salários recuam 0,5% em janeiro

Publicidade

Os salários dos trabalhadores da indústria em janeiro, por sua vez, baixaram 0,5% ante o mês de dezembro do ano passado, após subirem 2,7% em novembro e ficarem estáveis em dezembro (0%).

Na comparação com janeiro de 2013, o aumento real de 3,7% no mesmo mês deste ano interrompeu duas quedas seguidas nesse tipo de confronto. O resultado positivo, observado em nove dos 14 locais investigados, foi influenciado em grande parte por São Paulo (4,4%), que teve avanço na folha de pagamento em setores como alimentos e bebidas (10,2%) e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (12%).

Publicidade

Nos últimos 12 meses, o avanço de 1,6% em janeiro foi maior do que o observado em dezembro último (1,3%). Na série com ajuste sazonal, houve variação positiva de 0,7% nos trimestres encerrados em dezembro de 2013 e janeiro de 2014.

Em relação aos setores, a folha de pagamento apresentou aumento real em 15 dos 18 ramos analisados. As maiores altas foram meios de transportes (10,1%), borracha e plástico (7,5%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (5,3%).

Número de horas pagas sobe 0,1% em janeiro

O número de horas pagas aos trabalhadores do indústria, por fim, teve um pequeno avanço de 0,1% em janeiro deste ano em relação a dezembro de 2013, após registrar queda de 0,6% nos meses de novembro e dezembro. Com o resultado, a média trimestral encerrada em janeiro de 2014 ficou negativa em 0,1%.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o número de horas pagas em janeiro de 2014 recuou 2,1, %, com números negativos em 11 dos 14 locais e em 14 dos 18 ramos pesquisados. Em termos setoriais, as principais influências negativas vieram de máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-6,4%), calçados e couro (-6,5%) e produtos têxteis (-6,5%).

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.