Economia Equatorial Energia tem alta de 4% no lucro do 3° tri

Equatorial Energia tem alta de 4% no lucro do 3° tri

SÃO PAULO (Reuters) - A companhia de eletricidade Equatorial Energia teve lucro líquido ajustado de 262 milhões de reais no terceiro trimestre, alta de 3,9 por cento ante o mesmo período do ano passado, em desempenho impulsionado por um melhor resultado financeiro consolidado, informou a companhia nesta quinta-feira.

A empresa, que controla distribuidoras de energia no Maranhão, Pará e Piauí, tem negócios em transmissão e comercialização e opera alguns ativos de geração, teve lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 576 milhões de reais no período, avanço 14,6 por cento na comparação anual.

A receita operacional líquida consolidada da companhia somou 2,7 bilhões de reais no trimestre, alta de 12,5 por cento ante os 2,4 bilhões de reais no mesmo trimestre de 2017.

Na Cemar, elétrica da companhia no Maranhão, a Equatorial teve lucro líquido de 103 milhões de reais no trimestre, queda de 14,1 por cento frente aos 120 milhões obtidos há um ano.

Já a Celpa, distribuidora do grupo no Pará, reportou ganhos de 129 milhões de reais entre julho e setembro, queda de 29,9 por cento ante 184 milhões no mesmo período de 2017.

A Equatorial ainda não consolidou resultados da Cepisa, distribuidora no Piauí que foi adquirida pela companhia junto à Eletrobras, após leilão de privatização em julho.

A elétrica ainda reportou um lucro líquido de 16 milhões de reais em sua holding, o dobro dos 8 milhões no ano anterior.

A companhia realizou investimentos de 506 milhões de reais no terceiro trimestre, alta de 74,9 por cento ante mesmo período do ano anterior.

A dívida líquida consolidada da Equatorial fechou o terceiro trimestre em 3,37 bilhões de reais, o que representa uma alavancagem de 1,8 vezes medida pela relação entre a dívida líquida e o Ebitda. No final de setembro de 2017 a dívida líquida era de 2,58 bilhões, uma alavancagem de 1,5 vezes.

None

(Por Luciano Costa)

    Access log