Economia Exportações do Japão aceleram com automóveis; importações batem recorde

Exportações do Japão aceleram com automóveis; importações batem recorde

MACRO-JAPAO-BALANCACOMERCIAL:Exportações do Japão aceleram com automóveis; importações batem recorde

Reuters - Economia

Por Kantaro Komiya

TÓQUIO (Reuters) - As exportações do Japão aceleraram em novembro, à medida que as restrições de oferta diminuíram ligeiramente para as grandes montadoras do país, embora as importações tenham atingido um recorde na esteira do aumento dos custos dos materiais, o que pode prejudicar o consumo das famílias.

As exportações aumentaram 20,5% em novembro em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados do governo divulgados na quinta-feira (horário japonês), o nono mês consecutivo de crescimento. O número ficou ligeiramente abaixo das previsões de ganho de 21,2%, mas bem acima de um aumento de 9,4% do mês anterior.

Os embarques de automóveis --principal item de exportação do Japão-- aumentaram 4,1% em relação a um ano antes, marcando o primeiro aumento em três meses, embora as exportações de automóveis para os Estados Unidos e China tenham diminuído com relação ao mesmo intervalo de 2020.

"O salto nas exportações em novembro sugere que a maioria das restrições da cadeia de suprimentos no setor automotivo já havia diminuído no mês passado", disse Tom Learmouth, economista para o Japão da Capital Economics.

As importações dispararam 43,8% com relação a um ano antes em novembro, para 8,32 trilhões de ienes (72,87 bilhões de dólares), maior valor em ienes desde que dados comparáveis foram disponibilizados, em janeiro de 1979.

O crescimento das importações acelerou ante a taxa de 26,7% de outubro e veio acima da previsão dos economistas, de 40,0%.

Últimas