Economia Gastos do consumidor dos EUA aumentam com força em junho; inflação sobe

Gastos do consumidor dos EUA aumentam com força em junho; inflação sobe

MACRO-EUA-CONSUMIDOR-INFLACAO:Gastos do consumidor dos EUA aumentam com força em junho; inflação sobe

Reuters - Economia

WASHINGTON (Reuters) - Os gastos do consumidor nos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em junho, com as vacinações contra a Covid-19 impulsionando a demanda por serviços relacionados a viagens e recreação, mas parte do crescimento refletiu preços mais altos, com a inflação anual acelerando ainda mais acima da meta de 2% do Federal Reserve.

Os gastos do consumidor, que respondem por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, se recuperaram 1,0% no mês passado, após queda de 0,1% em maio, informou o Departamento do Comércio nesta sexta-feira.

O índice de inflação PCE, excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, subiu 0,4% em junho, após avançar 0,5% em maio. Nos 12 meses até junho, o chamado núcleo do PCE disparou 3,5%. O núcleo do PCE aumentou 3,4% ante o ano anterior em maio.

Economistas consultados pela Reuters projetavam um avanço de 0,7% nos gastos do consumidor em junho e alta de 3,7% no núcleo do índice de preços PCE. O núcleo do PCE é a medida de inflação preferida para a meta flexível de 2% do Fed.

(Por Lucia Mutikani)

Últimas