Economia Harker, do Fed, diz que economia está perto de atingir meta de inflação para aumento dos juros

Harker, do Fed, diz que economia está perto de atingir meta de inflação para aumento dos juros

MACRO-FED-HARKER-META:Harker, do Fed, diz que economia está perto de atingir meta de inflação para aumento dos juros

Reuters - Economia

Por Jonnelle Marte

(Reuters) - O Federal Reserve pode estar perto de alcançar o mandato de inflação estabelecido para aumentar os juros, disse o presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker, mas pode demorar um ano ou mais até que a meta de emprego do banco central seja atingida para permitir um aumento real dos juros básicos.

Depois de avançar neste ano por causa da pandemia, a inflação deve cair para mais perto da meta de 2% do Fed nos próximos dois anos, disse Harker em entrevista à Reuters na quinta-feira.

"Veremos o que acontecerá nos próximos meses, mas acho que estamos muito perto de alcançar, ou já alcançamos, nossa meta de inflação de em média acima de 2% por um tempo para que possamos ter por mais tempo uma média de inflação de 2%", disse Harker.

Se a economia continuar melhorando conforme o esperado, ela pode chegar a um período por volta de 2023 ou 2024 em que os objetivos para inflação e pleno emprego tenham sido cumpridos, disse ele. Sua previsão é de que a taxa de desemprego nos EUA caia para cerca de 4% até o final do próximo ano, 3,8% até 2023 e 3,6% até o final de 2024.

"Nesse ponto, acho que a economia deve estar saudável o suficiente para tolerar alguns pequenos aumentos na taxa básica de juros", disse Harker, acrescentando que juros baixos podem aumentar os riscos à estabilidade financeira e prejudicar poupadores e pessoas com renda fixa.

Mas ele enfatizou que o banco central não removerá as políticas monetárias acomodatícias tão cedo. O Fed ainda estará oferecendo estímulos mesmo após o início da redução de suas compras de títulos do ritmo atual de 120 bilhões de dólares por mês, apenas a um ritmo mais lento, disse Harker.

(Por Jonnelle Marte)

Últimas