Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Indicador antecedente de emprego cai ao menor nível em 1 ano e meio

Após quatro quedas consecutivas, IAEmp apresentou estabilidade no mês de março, segundo FGV

Economia|Do R7

Recuperação do mercado de trabalho depende da atividade econômica
Recuperação do mercado de trabalho depende da atividade econômica Recuperação do mercado de trabalho depende da atividade econômica

O IAEmp (Indicador Antecedente de Emprego) ficou relativamente estável em março ao ceder 0,1 ponto, para 75 pontos. Trata-se do menor nível desde agosto de 2020 (74,8 pontos).

Na comparação trimestral, o indicador caiu 2,3 pontos no período equivalente ao primeiro trimestre de 2022, para 75,5 pontos. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (5) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Rodolpho Tobler, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), afirma que os dados que mantêm o indicador em um patamar baixo foram influenciados pela evolução das expectativas do setor de serviços com a melhora da pandemia.

"A recuperação do mercado de trabalho nos próximos meses depende de uma força maior da atividade econômica, mas o elevado nível de incerteza continua sendo um fator de risco”, avalia ele.

Publicidade

Em março, quatro dos sete componentes do IAEmp contribuíram negativamente para o resultado. Os principais destaques negativos foram o indicador de Tendência dos Negócios nos próximos seis meses da Indústria, que contribuiu com queda de 0,6 ponto, e o indicador de Emprego Local Futuro do Consumidor, que cedeu 0,4 ponto.

Por outro lado, o indicador de Situação Atual dos Negócios de Serviços, contribuiu favoravelmente com 1 ponto, mas insuficiente para reverter sinal negativo do IAEmp.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.