Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Itaguaí interdita terminal de exportação de minério de ferro da CSN

MINERACAO-PORTO-ITAGUAI:Itaguaí interdita terminal de exportação de minério de ferro da CSN

Economia|

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A Prefeitura de Itaguaí (RJ) interditou na manhã desta sexta-feira as operações de terminal de exportação de minério de ferro da CSN no porto da cidade, além de ter interditado também o Porto Sepetiba-TECON, de contêineres, citando "diversas irregularidades ambientais".

A prefeitura de Itaguaí multou a CSN em mais de 4 milhões de reais e o Porto Sepetiba-Tecon em 1,4 milhão de reais diante das irregularidades constatadas em vistoria realizada em março, afirmou o governo municipal.

"Em ambas empresas (terminal da CSN e Sepetiba-TECON) foi constatado problemas nas estações de tratamento de efluentes, sendo que na CSN o efluente de minério de ferro é lançado de forma indireta, sem o monitoramento adequado, na Baía de Sepetiba", afirmou a prefeitura.

Publicidade

Durante a vistoria, técnicos da prefeitura relataram que a vazão do tratamento não é controlada, o que dificulta a avaliação da eficácia do tratamento, segundo a prefeitura.

O CSN-TECAR, administrado pela CSN Mineração, é interligado à MRS com capacidade de exportação superior a 42 milhões de toneladas de minério de ferro e possui também a capacidade para realizar descarga de até 3,5 milhões toneladas por ano, com versatilidade de operações de outros granéis.

Publicidade

Tem também capacidade para armazenar 5 milhões de toneladas de carvão e 45 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, possuindo infraestrutura marítima, ferroviária e rodoviária, segundo a prefeitura.

O Sepetiba-TECON é um dos principais terminais de contêineres do país, realizando a carga e descarga.

Publicidade

A CSN não comentou o assunto imediatamente.

Procurada, a Vale informou que a interdição em Itaguaí não afeta suas operações e seu terminal no local opera normalmente.

"Localizada ao lado da foz do Rio Mazomba, a (unidade da) CSN tem no seu entorno vegetação nativa de relevância ecológica e área para preservação de recursos naturais... presença de manguezais no entorno da área do terminal de cargas", disse a prefeitura.

As ações da CSN exibiam alta de 0,6% às 10h27, enquanto o Ibovespa apresentava oscilação negativa de 0,08%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.