Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Leilão de petróleo vende apenas cinco dos 92 blocos ofertados

Rodada de licitações teve nove empresas inscritas, menor número já registrado para um evento de concessão no Brasil

Economia|Do R7

Shell arrematou as cinco áreas que tiveram oferta
Shell arrematou as cinco áreas que tiveram oferta Shell arrematou as cinco áreas que tiveram oferta

O governo federal conseguiu vender apenas 5 das 92 áreas ofertadas nesta quinta-feira (7) na 17ª Rodada de licitações de blocos exploratórios de petróleo e gás.

A companhia anglo-holandesa Shell foi a única operadora a realizar lances no evento, se comprometendo com o pagamento de R$ 37,14 milhões.

A empresa arrematou um bloco em parceria com a Ecopetrol e os quatro demais sozinha. Todos estão na Bacia de Santos. A Petrobras não fez qualquer lance.

Leia também

O leilão ofertou 92 blocos marítimos nas bacias de Campos, Santos, Pelotas e Potiguar, e teve apenas nove empresas inscritas, menor número já registrado para um leilão de concessão no país.

Publicidade

Entre as áreas colocadas no leilão estavam regiões próximas a paraísos naturais como a ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, e o Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte, o que causou a revolta de ambientalistas, que fizeram pressão contra a venda. Esses blocos não receberam oferta.

O governo federal voltou a fazer leilões de áreas de petróleo após o megaleilão de 2019, que só não foi um fracasso porque a Petrobras adquiriu alguns dos principais lotes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.