Medidas do governo voltadas ao agronegócio na crise foram bem sucedidas, diz Campos Neto

BACEN-CAMPOSNETO-AGRONEGOCIO:Medidas do governo voltadas ao agronegócio na crise foram bem sucedidas, diz Campos Neto

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, avaliou que as medidas do governo voltadas para o agronegócio estão sendo bem sucedidas apesar das dificuldades impostas pela crise do coronavírus, acrescentando que o crédito rural cresceu 10,6% no ano agrícola 2019/2020.

O destaque, segundo o presidente do BC, foi o crédito a agricultores familiares, que teve alta de 23,9%.

"Mesmo durante a crise atual o BC vem atuando em diversas frentes para apoiar o setor agropecuário e com vistas à modernização do crédito rural", afirmou ele, em depoimento gravado em 9 de julho e exibido nesta segunda-feira no Congresso Brasileiro do Agronegócio.

Campos Neto lembrou que o governo autorizou recentemente a prorrogação do reembolso das operações de crédito rural, de custeio e investimento, e a contratação de financiamento para garantia de preços ao produtor. Também foram criadas linhas especiais de crédito para pequenos e médios agricultores, frisou o presidente do BC.

Em sua fala, Campos Neto lembrou ainda que títulos relacionados ao financiamento do agronegócio agora podem ser emitidos e registrados de forma eletrônica e avaliou que isso, após regulamentação pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), deverá tornar o mercado de crédito privado mais seguro, transparente e ágil e com custo de registro mais baixo.

(Por Marcela Ayres)