Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Meirelles prevê crescimento econômico de 3% para 2018

Ministro da Fazenda comentou o rebaixamento da nota de crédito do País

Economia|Alexandre Garcia, do R7

Meirelles: "reforma da Previdência será aprovada"
Meirelles: "reforma da Previdência será aprovada" Meirelles: "reforma da Previdência será aprovada"

Ao comentar o rebaixamento da nota de crédito do Brasil pela agência de classificação de risco S&P (Standard & Poor’s), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles disse que a retomada da nota de crédito é “questão de tempo” e projetou um crescimento de 3% do PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todas riquezas produzidas no País — neste ano.

— Tenho certeza de que o País vai ver o próximo Ano-Novo em uma condição muito melhor do que a atual.

Meirelles avalia que o Brasil "está em processo de consolidação de um crescimento forte". Ele atribui a fala à série de medidas em processo de votação nas casas legislativas.

— Nossa ideia e compromisso é pela manutenção dessas políticas e dessa direção para assegurar que as condições [econômicas] do país estejam muito melhores no final do ano.

Publicidade

Na noite desta quinta-feira (12), Standard & Poor's rebaixou a nota de crédito do Brasil de BB para BB- e citou o atraso da reforma da Previdência como motivo. Com isso, o Brasil ficou a três níveis do grau de investimento. 

O ministro afirma que o Congresso Nacional tem se mostrado ao lado do governo ao aprovar a "reformas necessárias para o País". Ele afirma que o próximo passo agora é votar as mudanças no sistema de aposentadorias.

Publicidade

— Tenho certeza de que a reforma da Previdência vai ser aprovada. O compromisso está mantido e vamos fazer com que os mecanismos de controle sejam os mais eficientes possíveis.

Questionado sobre a possível dificuldade de aprovar a medida vista como impopular para muitos parlamentares, Meirelles classifica com “absolutamente legítima” a preocupação eleitoral dos deputados e senadores que buscam a reeleição.

— O parlamentar representa o seu eleitor, representa o seu Estado, sua região. Seria extravagante que os congressistas não estivessem preocupados com a opinião dos seus eleitores. [...] Mas é importante levar em conta, em última análise, o cidadão e a cidadã brasileira. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.