Economia Perspectiva do BC da França para economia vê impacto de vacina no final de 2021

Perspectiva do BC da França para economia vê impacto de vacina no final de 2021

MACRO-FRANCA:Perspectiva do BC da França para economia vê impacto de vacina no final de 2021

Reuters - Economia

PARIS (Reuters) - A expectativa do banco central da França de uma recuperação de 5% em 2020 e 2021 tem como base o pressuposto de que o efeito total das vacinas será sentido até o final do próximo ano, disse nesta segunda-feira o presidente da autoridade monetária, François Villeroy de Galhau.

"Nossa hipótese é de que a epidemia continuará existindo no início de 2022 e o efeito total da vacina...não estará presente até o fim de 2021", disse Villeroy à rádio France Inter.

O Banco da França projetou nesta segunda-feira que a economia francesa vai se recuperar no próximo ano conforme são retiradas as restrições, embora não com tanta rapidez quanto esperado anteriormente.

Depois de contrair cerca de 9% este ano, a segunda maior economia da zona do euro vai registrar crescimento em torno de 5% em 2021 e 2022 antes de desacelerar a pouco mais de 2% em 2023, segundo projeções do banco central francês.

A recuperação foi prejudicada depois de um segundo lockdown ter sido imposto no fim de outubro após novo surto de infecções.

Antes da segunda onda, o banco projetou em setembro contração de 8,7% este ano e crescimento de 7,4% em 2021 e 3% em 2022.

(Reportagem de Sudip Kar-Gupta e Leigh Thomas)

Últimas