Presidente do BC do Japão alerta para impacto de pandemia na economia global e em bancos do país

MACRO-JAPAO-BOJ:Presidente do BC do Japão alerta para impacto de pandemia na economia global e em bancos do país

Por Leika Kihara

TÓQUIO (Reuters) - A pandemia do novo coronavírus está danificando acentuadamente a economia global e poderá enfraquecer o setor bancário do país, alertou o presidente do banco central japonês, Haruhiko Kuroda, nesta terça-feira, um dia depois de o Banco do Japão ter expandido os estímulos para amortecer o golpe econômico da crise.

Kuroda afirmou que o setor bancário do Japão permanece estável como um todo, já que as instituições financeiras têm amortecedores de capital suficientes para enfrentar o impacto da pandemia.

Mas ele disse que o banco central trabalhará de perto com a Agência de Serviços Financeiros, que é o regulador bancário do Japão, para se proteger contra o risco de uma crise financeira.

"A economia global está piorando bastante à medida que o vírus se espalha pelo mundo", disse Kuroda ao Parlamento.

"Se levar mais tempo do que o esperado para conter o vírus internamente e no exterior, isso poderá prejudicar a economia e aumentar os custos de crédito para instituições financeiras", disse ele.

O banco central do Japão ao prometer ampliar as compras de dívida corporativa e títulos do governo, em uma tentativa de aliviar os apertos de financiamento para empresas afetadas pela pandemia.[nL2N2CF07W]

(Reportagem de Leika Kihara)