Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Procon-SP envia 2ª notificação à Netflix com pedido de mais informações sobre cobrança

Após reunião com representantes da empresa, órgão quer maior detalhamento para avaliar o assunto e orientar consumidores

Economia|Do R7

Após reunião com Netflix, Procon-SP pede mais informações
Após reunião com Netflix, Procon-SP pede mais informações Após reunião com Netflix, Procon-SP pede mais informações

Depois de se reunir com representantes da Netflix, na quinta-feira (1°), o Procon-SP decidiu notificar novamente a empresa de streaming de vídeo e solicitar informações complementares às que foram apresentadas no encontro, sobre a nova forma de cobrança das assinaturas. Os especialistas do órgão de defesa do consumidor precisam de mais detalhes para se posicionar sobre a questão.

Rodrigo Tritapepe, diretor de Atendimento e Orientação ao Consumidor do Procon-SP, lembra que a nova forma de cobrança de assinaturas, anunciada pela empresa na terça-feira (23), motivou o registro de reclamações e manifestações de consumidores em redes sociais, o que levou o órgão a agir. 

“Solicitamos e já recebemos informações preliminares da Netflix sobre o assunto. Após nossa análise, requisitamos uma reunião presencial com o fornecedor para esclarecimento das informações recebidas, e, com base nos relatos dos consumidores, houve uma solicitação para complemento dessas informações", conta o especialista.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

Agora, a plataforma de streaming tem prazo até quarta-feira (7) para encaminhar os detalhamentos pedidos ao Procon-SP.

Publicidade

"Diante das novas respostas, serão avaliadas as providências que devem ser adotadas pelo órgão, e as possíveis indicações de providências ao fornecedor, visando a uma melhor orientação do consumidor”, finaliza Tritapepe.

Entenda a nova cobrança

Em 23 de maio, a Netflix informou seus clientes sobre o início da cobrança de uma taxa de R$ 12,90 por mês pelo compartilhamento da senha da assinatura com pessoas que não moram na mesma residência. O mesmo aconteceu recentemente em outros países, como França e Reino Unido. 

Publicidade

Outros locais, como Canadá, Espanha, Costa Rica, Chile e Peru, entre outros países, passaram pela mesma mudança no sistema de pagamentos em 2022.

"A conta Netflix deve ser usada por uma única residência. Todas as pessoas que moram nesta mesma residência podem usar a Netflix onde quiserem, seja em casa, na rua, seja enquanto viajam", disse a empresa, em comunicado que foi enviado aos assinantes que compartilham a assinatura com pessoas de fora da própria residência.

Leia também

Nas redes sociais, a empresa de streaming "explicou" aos clientes: "Sua conta Netflix é para você e para as pessoas que moram com você em uma mesma residência". Na sequência, publicou dicas de como controlar o uso da conta.

No dia seguinte ao anúncio feito pela Netflix, muitos consumidores procuraram o Procon-SP, que decidiu notificar a empresa, solicitando informações para "entender o que, de fato, a Netflix está anunciando a seus assinantes", dizia a nota emitida pelo órgão.

Segundo o Procon-SP, era preciso entender se a empresa estava adotando um novo critério de cobrança e como vai funcionar o sistema de acesso com as mudanças, "além de outras informações relacionadas, para que seja possível analisar, com base em dados concretos, eventuais infrações ao Código de Defesa do Consumidor", dizia o comunicado.

O Procon-ES e o Procon-PR também enviaram notificações à Netflix, devido ao grande número de reclamações feitas pelos moradores desses estados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.