Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Receita da Coamo cresce 43% em 2020 para recorde de R$20 bi

COMMODS-GRAOS-COAMO:Receita da Coamo cresce 43% em 2020 para recorde de R$20 bi

Economia|

SÃO PAULO (Reuters) - A Coamo Agroindustrial, maior cooperativa de agricultores do Brasil, registrou receita recorde de 20 bilhões de reais em 2020, crescimento de 43,2% em relação ao ano anterior, com um recebimento de grãos jamais visto em meio a bons preços.

Em nota, a cooperativa acrescentou que os cooperados começam a receber as chamadas "sobras" dos resultados do ano passado a partir desta sexta-feira.

A sobra líquida atingiu o montante de 1,109 bilhão de reais, um incremento de 40% em relação ao exercício de 2019.

A Coamo, com cooperados no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, informou que recebeu a maior safra de todos os tempos em 2020.

Publicidade

"Os preços elevados motivaram os associados a comercializarem praticamente todo o volume entregue. Registramos, também, uma grande demanda pelos bens de fornecimento", disse o presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini.

Ele acrescentou que a grande safra foi reflexo de altas produtividades em todas as regiões da área de atuação.

Publicidade

"Tivemos um comportamento diferente dos associados, mais atentos e conectados ao mercado, eles analisaram seus custos de produção e aproveitaram o bom momento da comercialização e, consequentemente, 80% da soja colhida em 2020 foi comercializada até o mês de abril."

A Coamo recebeu em suas 111 unidades o montante recorde de 9,276 milhões de toneladas, o que representa 3,6% da produção brasileira de grãos.

Publicidade

"O ano foi desafiador e a Coamo demonstrou toda a sua capacidade de logística e utilização da sua estrutura de armazenagem, com capacidade estática de 6,822 milhões de toneladas", diz Gallassini.

Em 2020, o volume exportado pela Coamo foi de 4,604 milhões de toneladas de produtos, com um faturamento de 1,524 bilhão de dólares e um crescimento de 2% em relação ao ano anterior.

No ano passado, os investimentos totalizaram 414,804 milhões de reais, com destaque para o Terminal Portuário II em Paranaguá, unidade de recebimento de produtos no Distrito de Macaúba em Dourados (MS), verticalização dos armazéns de insumos, ampliação da capacidade de armazenagem das unidades; entre outros.

Os Alimentos Coamo, compostos por margarinas, creme vegetal, óleo de soja, cafés, farinhas de trigo e gordura vegetal, tiveram seu melhor ano, com o aumento da renda provocado pelo auxílio emergencial, disse a cooperativa.

A Coamo encerrou o ano com 29.438 associados, que utilizaram a estrutura da cooperativa para atendimento das suas necessidades, desde o plantio à comercialização das safras, além de outros benefícios.

(Por Roberto Samora)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.