Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tarefas domésticas fazem mulher trabalhar 5 horas a mais do que homem

Por semana, elas destinam 21,2 horas para cuidar da casa, contra 10 horas deles, diz IBGE

Economia|Do R7

Homem passa mais tempo no trabalho principal, mas mulher destina o dobro do tempo para os afazeres domésticos, indica IBGE
Homem passa mais tempo no trabalho principal, mas mulher destina o dobro do tempo para os afazeres domésticos, indica IBGE Homem passa mais tempo no trabalho principal, mas mulher destina o dobro do tempo para os afazeres domésticos, indica IBGE

Quem trabalha mais: Homens ou mulheres? Um estudo publicado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (4) comprova: elas trabalham cinco horas a mais do que eles por semana e o principal motivo são os afazeres domésticos.

A Síntese de Indicadores Sociais — Uma análise das condições de vida da população brasileira 2015 mostra que, em 2014, os homens brasileiros trabalharam, em média, 51,3 horas por semana — somando-se a ocupação principal e as tarefas da casa.

Já as mulheres destinaram 56,3 horas por semana para o trabalho. Entre 2004 e 2014, elas sempre trabalharam mais tempo do que eles e a principal razão para elas estarem na dianteira, segundo o IBGE, é o tempo que elas investem para cuidar da casa.

Leia mais notícias de Economia

Publicidade

Em média, no ano passado, elas usaram 21,2 horas por semana para esse fim, enquanto os homens gastaram 10 horas por semana para as tarefas domésticas.

Quando a comparação leva em conta apenas o tempo destinado à ocupação profissional, os homens levam a melhor: eles passam 41,6 horas por semana na firma, enquanto elas destinam 35,5 horas para o mesmo fim.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.