Telecom Italia concorda com venda de participação de rede para KKR

TELECOM-TELECOM-ITALIA-KKR:Telecom Italia concorda com venda de participação de rede para KKR

MILÃO (Reuters) - A Telecom Italia disse nesta segunda-feira que seu conselho aprovou a venda de uma participação minoritária em sua rede 'last mile' para a empresa de investimentos norte-americana KKR, conforme endossa o plano do governo italiano para criar uma rede única com a rival Open Fiber.

A empresa, que está transferindo sua rede secundária para uma empresa separada chamada FiberCop, venderá uma participação de 37,5% na unidade para a KKR, enquanto a Fastweb da Swisscom terá uma participação de 4,5%.

"O conselho da Telecom Italia concordou com uma carta de intenções com o objetivo de separar a FiberCop em um projeto mais amplo para criar uma única operadora de rede nacional", disse a companhia em comunicado, acrescentando que o conselho havia mandado o presidente-executivo Luigi Gubitosi assinar o acordo.

De acordo com um plano do governo, e sujeito à aprovação regulatória, a FiberCop se fundirá com a Open Fiber apoiada pelo Estado para criar uma única operadora de rede.

A Telecom Italia disse que deterá pelo menos 50,1% da nova entidade, mas acrescentou que a independência e o status de independência da empresa seriam garantidos por um mecanismo de governança compartilhada com a estatal Cassa Depositi e Prestiti.

(Por Elvira Pollina)