Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Usina nuclear de Angra 2 volta a operar após manutenção e reabastecimento

ENERGIA-NUCLEAR-ANGRA2:Usina nuclear de Angra 2 volta a operar após manutenção e reabastecimento

Economia|

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A usina nuclear de Angra 2 foi reconectada ao sistema elétrico interligado do Brasil no final da tarde de segunda-feira, após um processo de manutenção periódica e substituição de um terço de seu combustível, informou a Eletronuclear, subsidiária da estatal Eletrobras responsável pela unidade.

"No momento, a usina está funcionando normalmente e segue em processo de elevação de potência", disse a companhia em comunicado na noite de segunda-feira.

A usina em Angra dos Reis (RJ) havia ficado desligada desde 22 de junho para a troca de combustível e manutenção.

Publicidade

O processo, inclusive, levou mais tempo que o previsto inicialmente, após uma inspeção de rotina no combustível nuclear ter identificado oxidação superficial em elementos combustíveis carregados no último ciclo de operação-- mais especificamente, no revestimento de tubos que contêm as pastilhas de urânio.

A Eletronuclear disse que, depois disso, decidiu tocar todos os 52 elementos combustíveis com oxidação acima do normal, para viabilizar o retorno da unidade à operação no menor prazo.

Publicidade

"A substituição foi feita por 24 elementos novos, que já estavam prontos para uso em Angra 3, mais 28 usados, que estavam armazenados na piscina de combustível de Angra 2", explicou a estatal.

A companhia disse ainda que avaliará a viabilidade de usar esses elementos combustíveis oxidados para seu próximo ciclo de operação.

"Diversas inspeções e testes serão realizados pela Framatome, que investigará as causas do ocorrido", disse a Eletronuclear, citando a empresa responsável pelo projeto da usina nuclear.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.