Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Com o conceito zero desperdício, instituição oferece curso gratuito de gastronomia na periferia

Em três anos, Gastronomia Periférica já formou mais de 1.000 profissionais de cozinha e gerou diversas oportunidades

Educação|Isabelle Amaral, do R7, enviada a Gramado (RS)*


Gastronomia Periférica começou a oferecer cursos de capacitação em 2017
Gastronomia Periférica começou a oferecer cursos de capacitação em 2017

O conhecimento é a base do sucesso, e capacitar pessoas que não têm tantas oportunidades e muitas vezes são desassistidas pelo governo é um meio de oferecer a elas oportunidades para que possam mudar de vida. Esse é o foco do projeto Gastronomia Periférica, que disponibiliza cursos gratuitos e com o conceito de zero desperdício para moradores de periferia e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Para empreendedores como Edson Leite, fundador do projeto, ter responsabilidade social faz parte de sua ética, e é por isso que, desde 2012, ele iniciou um trabalho nas favelas de São Paulo para falar sobre alimentação, desperdício e formação profissional.

Apenas em 2017, quando Edson conheceu sua sócia, Adélia Rodrigues, a Gastronomia Periférica se tornou uma espécie de escola, oferecendo cursos profissionalizantes aos interessados. "Durante este tempo, o negócio flutuou entre ser um projeto, virar realidade e se tornar uma instituição social", ressaltou Edson ao R7, durante a Gramado Summit, nesta quinta-feira (13).

Só nos últimos três anos, a instituição formou mais de 1.000 profissionais de cozinha, que tiveram sua realidade transformada por meio de oportunidades, tanto em restaurantes quanto dentro de empresas criadas por eles mesmos por meio do conhecimento vasto na área gastronômica.


Durante a pandemia de Covid-19, os fundadores da Gastronomia Periférica passaram a aplicar o curso por meio de EAD (educação a distância). Com a diminuição de casos da doença, esses ensinamentos de culinária se tornaram híbridos, para que os alunos pudessem aplicar na prática os aprendizados.

O foco, anteriormente voltado para periferias da cidade de São Paulo, se expandiu para o Brasil inteiro com o avanço das técnicas de ensino por EAD, gerando profissioanais qualificados para o mercado e estimulando o empreendedorismo. Saiba como se inscrever ou ajudar o projeto neste site.


Aplicativo da Gastronomia Periférica venceu prêmio

Um aplicativo feito pela instituição para mapear onde encontrar restaurantes e comércios na periferia venceu o Prêmio Empreendedor Social 2022, promovido pela Prefeitura de São Paulo, na categoria Soluções Comunitárias.

Esse aplicativo ajuda a levar clientes para empreendedores gastronômicos nas favelas de São Paulo. Segundo Edson, a ferramenta chega aonde nenhuma outra consegue.


Palco para questões sociais na Gramado Summit

Pela primeira vez em seis anos, a Gramado Summit trouxe visibilidade para as inovações vindas de favelas no Brasil, como o negócio de Edson e Adélia. O Instituto Ascendendo Mentes e a Gerando Falcões também tiveram a oportunidade de apresentar dados sobre a transformação nas comunidades que ainda seguem sendo estigmatizadas.

O evento, que teve início na quarta-feira (12) e termina nesta sexta-feira (14), contou com 10.000 mil participantes de todos os estados brasileiros, com mais de 500 empresas expositoras e 350 palestrantes que estimulam o empreendedorismo, a inovação e a tecnologia.

*A jornalista viajou a convite da Gramado Summit

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.