Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Enem, Sisu ou vestibular? Entenda a diferença e saiba quando usar

R7 explica como funciona cada tipo de exame e como devem ser utilizados para conquistar uma vaga em uma universidade

Educação|Karla Dunder, do R7

Estudantes devem pesquisar nas universidades para saber qual tipo de exame prestar
Estudantes devem pesquisar nas universidades para saber qual tipo de exame prestar Estudantes devem pesquisar nas universidades para saber qual tipo de exame prestar

Para os estudantes do ensino médio chegou o momento do ano de organizar a agenda e se programar para as provas de fim de ano. Mas nem sempre é fácil saber o que fazer: Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou o tradicional vestibular? O R7 explica como funciona cada um e quando utilizar.

Tanto o Enem como o vestibular avaliam o que o estudante aprendeu ao longo do ensino médio por meio de provas e redação. Os dois tipos de exame abrem as portas para uma vaga em uma universidade, mas não são iguais.

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio surgiu como uma avaliação da qualidade de ensino, mas atualmente é usado como uma forma de ingresso às universidades. Também é utilizado para participar de programas como o ProUni (Programa Universidade para Todos), Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e, também, para obter certificado de conclusão do ensino médio.

Publicidade

As provas são realizadas em dois dias, marcadas para 3 e 10 de novembro. Os alunos são avaliados em quatro áreas do conhecimento em provas objetivas: Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Além de uma redação.

Ao contrário do vestibular, não existe concorrência entre os cursos, mas quanto maior a nota no Enem, maiores chances de ingressar em uma boa universidade. Faculdades públicas e privadas aceitam as notas do Enem para conquistar uma vaga. As universidades públicas aderiram ao Sisu.

Publicidade

E como funciona o Sisu?

O Sisu é um sistema informatizado no qual as universidades públicas oferecem vagas para os candidatos participantes do Enem. Para participar, os interessados devem fazer o cadastro pela página do programa na internet, sem custo. Podem participar os alunos que fizeram a prova do Enem e não zeraram na redação.

Publicidade

Durante o período de inscrição, as notas de corte são divulgadas e os candidatos podem modificar suas escolhas de acordo com a nota que tiraram no Enem, o que aumenta as chances de aprovação.

Para saber se a universidade escolhida aceita o Enem, precisa entrar em contato diretamente com a instituição, seja ela pública ou privada. A Unicamp (Universidade de Campinas), por exemplo, aceita a nota do Enem e destina vagas para estudantes que tenham cursado o ensino médio em uma escola pública e para candidatos autodeclarados negros ou pardos.

A USP (Universidade de São Paulo) disponibiliza 65% das vagas por meio do vestibular e 1.196 vagas destinadas ao Sisu, que serão disputadas por estudantes da rede pública e cotistas.

O vestibular é um processo seletivo para o ingresso nas universidades públicas ou privadas.

Vale prestar o Enem e o vestibular? Provavelmente sim. Mesmo que a instituição escolhida não aceite o Enem integralmente, a nota pode ser um complemento para o vestibular.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.