Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudante passa mais de uma hora ao telefone para se inscrever no Sisu; veja problemas encontrados

Após constantes reclamações, MEC decidiu prorrogar por 48 horas o prazo para inscrição

Educação|Do R7*

Sisu declarou que mudanças de senha impediram acesso ao sistema
Sisu declarou que mudanças de senha impediram acesso ao sistema Sisu declarou que mudanças de senha impediram acesso ao sistema

As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) foram prorrogadas para até esse domingo (29) após diverso estudantes terem relatado dificuldades para acessar o sistema. Inicialmente, o prazo terminava na sexta-feira (27). Os candidatos enfrentam problemas para se inscrever nos cursos desde a abertura do sistema, na terça-feira (24).

Na quarta-feira (25), o MEC (Ministério da Educação) divulgou em nota que está trabalhando para sanar os problemas identificados até o momento. O órgão explica que “foram registradas, desde terça-feira, 231.998 mudanças de senha na base do Inep, o que impede o acesso ao Sisu temporariamente”.

No entanto, a estudante Raquel Toppi, de 18 anos, relata um novo problema: ela não consegue ver as notas que obteve em matemática e português no Enem — o resultado no exame é obrigatório para poder fazer a inscrição. Segundo ela, ainda não tentou o cadastro no Sisu porque não possui as notas para concorrer. Ao entrar em contato com as centrais de atendimento do MEC, a jovem não conseguiu resolver o problema.

— Dizem que o processo está em andamento, mas não tive nenhuma resposta até agora.

Publicidade

A jovem conta que já registrou oito protocolos de pedido de resolução da falha, mas não resolveram o problema. No dia 19 de janeiro conseguiu ver apenas as notas no Enem de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Houve o acréscimo da nota de redação no primeiro dia de inscrição do Sisu, mas ela ainda permanece sem saber os resultados de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

A estudante Amanda Sousa, de 25 anos, quer se tornar médica, e também teve problemas para realizar a inscrição no Sisu. A jovem contou que entrou no site no dia em que o sistema foi aberto, mas não conseguiu se cadastrar. Por achar que o site estivesse sobrecarregado, deixou para realizar o procedimento mais tarde.

Publicidade

Confira as datas do Sisu, ProUni e Fies, processos seletivos que usam o Enem

— Eu entrei no site do Inep e peguei minha inscrição do Enem. Quando eu tentei entrar no site do Sisu, aparecia que a inscrição era inválida.

Publicidade

Desesperada, Amanda precisou ligar para o MEC para tentar resolver o problema. Segundo ela, informaram que o número que ela possuia era correto e que o problema foi fruto de uma falha no sistema. 

— Eu consegui me inscrever, mas tive que ligar lá e ficar muito tempo na linha esperando para conseguir saber o que estava acontecendo.

Depois de cerca de uma hora e meia no telefone, Amanda conseguiu se inscrever na tarde da última quarta-feira.

Até as 18h desta quinta-feira (26), O Sisu recebeu 2.090.451 inscritos e 4.033.178 inscrições. O primeiro número se refere aos estudantes que se registraram no sistema e, o segundo, à quantidade de cursos que receberam inscrições. O número é maior, porque os estudantes podem se inscrever em um ou dois cursos no Sisu. Em nota, o MEC informou que "as inconsistências encontradas no sistema, que dificultavam o acesso de candidatos das primeira e segunda aplicações, foram sanadas" e que qualquer problema pontual é preciso que o candidato entre em contato com o MEC por meio do 0800 61 61 61 ou pelo e-mail: ouvidoria@mec.gov.br.

Como se inscrever no Sisu

O primeiro passo é entrar no sistema do Sisu, utilizando o número de inscrição e senha do Enem 2016. Depois, além de confirmar os dados de contato, o estudante poderá escolher até duas opções de curso.

A partir do momento em que estiver inscrito, o aluno poderá acompanhar a nota de corte parcial, analisando qual o valor mínimo para conseguir ingressar naquela opção. É possível alterar o curso e a universidade escolhida até o dia 27 de janeiro, quando as inscrições são finalizadas. O resultado dos aprovados será divulgado no dia 30 de janeiro.

* Colaborou Giuliana Saringer, estagiária do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.