Fies 2023: saiba se você foi convocado na lista de espera do programa
Candidato é pré-selecionado quando vaga destinada para outro estudante volta para o sistema por não ter sido ocupada
Educação|Agência Brasil

O prazo para convocação de candidatos selecionados na lista de espera do processo seletivo do primeiro semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina nesta sexta-feira (2).
A etapa, que começou no dia 21 de março, chegou a ser prorrogada pelo Ministério da Educação: a previsão inicial era que a convocação fosse encerrada em 18 de maio.
Leia também
Para saber se foi convocado no Fies é preciso consultar a página do programa via Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Por meio de nota, a pasta informou que já realizou pelo menos sete chamadas de candidatos em lista de espera do Fies: “A prorrogação atende a solicitações de estudantes interessados em financiar os seus estudos”.
A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem como característica apresentar questões longas, que exigem concentração e compreensão de texto. Saiba quais são os erros mais comuns de interpretação dos enunciados do exame. Para Reginaldo Leite, pr...
A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem como característica apresentar questões longas, que exigem concentração e compreensão de texto. Saiba quais são os erros mais comuns de interpretação dos enunciados do exame. Para Reginaldo Leite, professor de gramática e literatura do curso pré-vestibular da Oficina do Estudante de Campinas, "os erros mais comuns são o resultado de falhas na leitura"
O candidato é pré-selecionado na lista de espera do Fies quando a vaga que já havia sido destinada para outro candidato, durante convocações anteriores, volta para o sistema por não ter sido ocupada. Essa mesma vaga é ofertada para o próximo estudante da lista, de acordo com a ordem de classificação.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Em 2023, o Fies oferece 112.168 vagas. O programa concede financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas.
Desde 2018, o Fies possibilita juro zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
Pode se inscrever o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e tenha obtido média aritmética nas provas igual ou superior a 450 pontos, além de nota superior a zero na redação.
Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
VEJA TAMBÉM: Confira lista de livros gratuitos para baixar e estudar para as provas do Enem
Anderson Rodrigues, diretor pedagógico do Curso Pré-vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), explica que a cada ano que passa o curso de medicina apresenta maior concorrência e a nota de corte é sempre a mais alta entre todos os cursos de ...
Anderson Rodrigues, diretor pedagógico do Curso Pré-vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), explica que a cada ano que passa o curso de medicina apresenta maior concorrência e a nota de corte é sempre a mais alta entre todos os cursos de ensino superior. Ele destaca que o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um dos meios mais procurados pelos estudantes para o ingresso no curso de medicina e adverte que a tarefa não é nada fácil. "Em média, para candidatos de ampla concorrência, são necessários por volta de 800 pontos para ter possibilidade de concorrer a uma vaga no curso nas principais universidades federais do país", diz