Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo recorre de decisão que suspende resultados do Sisu

Recurso apresentado neste sábado (25) ao TRF3 barra a divulgação dos resultados, prevista para acontecer na próxima terça-feira (28)

Educação|Rachel Vargas, Record TV

Pedido da AGU ainda não tem prazo para ser julgado
Pedido da AGU ainda não tem prazo para ser julgado Pedido da AGU ainda não tem prazo para ser julgado

A polêmica em torno das inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificado) ganhou neste sábado (25) novo contorno. A AGU (Advocacia-Geral da União) confirmou que recorreu da decisão da Justiça Federal que impede a divulgação dos resultados do processo, prevista para a próxima terça-feira (28).

A suspensão de segurança, com o objetivo de anular a decisão judicial, foi ajuizada no TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), em São Paulo, e não há prazo para ser julgada. Mas a AGU solicitou urgência.

No pedido, a AGU alega que qualquer mudança ou suspensão de prazos no Sisu pode causar prejuízos incalculáveis às instituições de ensino e aos candidatos. Além disso, o órgão afirma que todas as provas dos 3,9 milhões de estudantes foram revisadas e que o problema atingiu apenas 0,15% dos exames.

Entenda a decisão que barrou a divulgação dos resultados do Sisu

Publicidade

Depois que o Ministério da Educação reconheceu, no dia seguinte ao resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que houve erro na correção das provas, vinte e quatro ações relacionadas aos exame foram protocoladas.

A ação movida pela Defensoria Pública da União e acatada pela Justiça Federal de São Paulo, cobra que o Ministério da Educação comprove que revisou as provas do Enem que tiveram inconsistência. E exige uma explicação sobre os parâmetros utilizados na correção.

Publicidade

Além disso, nessa sexta-feira (24), o Ministério Público Federal pediu a suspensão dos calendários do Sisu, que utiliza as notas do Enem para ingresso dos estudantes nas universidades públicas; do Fies, que possibilita o financiamento estudantil para cursos pagos e do PROUNI, que oferece bolsas de estudo em universidades particulares.

Falha em notas do Enem ocorreu em duas etapas, diz gráfica

Publicidade

O Ministério Público quer que o Inep, responsável pela aplicação das provas, faça uma nova conferência dos gabaritos. E pede, ainda, uma auditoria no resultado do exame.

As inscrições para o Sisu terminam às 23h59 deste domingo (26). No primeiro semestre, serão ofertadas pouco mais de 237 mil vagas em 128 instituições de ensino em todo o país.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.