Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hub discute desafios da educação no 'novo normal' pós-pandemia

Evento online discute quais as conexões para o futuro em plataforma online a partir desta quarta-feira (8) e terá duração de três dias

Educação|Karla Dunder, do R7

Andreia Fernandes no HUB do ano passado
Andreia Fernandes no HUB do ano passado Andreia Fernandes no HUB do ano passado

Quais os caminhos da educação após a pandemia do novo coronavírus? Quais as práticas que apontam para o futuro? Essas questões e outras serão debatidas por profissionais remonados do setor no hub Conexões para a educação do futuro, que começa nesta quarta-feira (8) e terá duração de três dias.

O evento presencial é realizado anualmente no Rio de Janeiro, mas este ano, diante do isolamento social, se transformou em uma plataforma online composta por diferentes formatos: de webinars e lives a artigos, ebooks e podcasts. Esse conteúdo tem sido compartilhado desde abril e agora em julho será realizado o hub.

A proposta é trocar experiências e conhecimento. O hub discute quais são as principais tendências para o ensino e principalmente reflexões sobre o futuro da educação envolvendo todos os agentes – escola, família e alunos – presentes no processo de aprendizagem, o “hub20 online” vai discutir os desdobramentos da comunidade escolar diante dos desafios impostos pelo impacto do coronavírus em toda a sociedade.

"Duas questões chamam muito a atenção e serão discutidas durante o hub, a arquitetura das escolas e os aspectos sócio-emocionais no retorno às aulas presenciais", explica Andreia Fernandes, Coordenadora Acadêmica do Edify.

Publicidade

As escolas vão precisar se adaptar, reorganizar os espaços para que não haja aglomeração, principalmente na entrada e saída e recreio, o problema é que muitas escolas no país não tem espaço adequado para isso. "É preciso que a escola se organize, mas também é fato que as aulas remotas devem continuar pelo menos até dezembro."

Outro aspecto a ser debatido no evento é a questão emocional. "Os professores precisam estar muito bem preparados para o retorno porque muitas crianças perderam membros da família, nos primeiros dias é preciso colocar o acolhimento em primeiro plano", avalia Andreia.

Publicidade

Para Andreia é fundamental ouvir as crianças. "As atividades devem ser em local aberto e os professores devem encorajar seus alunos a expressarem seus sentimentos."

As escolas também terão como desafio de entender o que cada estudante conseguiu aprender neste período uma vez que não há igualdade de acesso à tecnologia.

Publicidade

Com relação ao futuro da educação, é possível prever um cenário mais digital, com alunos mais autônomos, que sabem pesquisar e buscar o conhecimento guiados pela escola.

HUB

Para conferir essas discussões, os interessados devem acessar o link pela internet e assinar a newsletter com inscrição pelo portal. 

Todo o material, produzido por equipe do programa bilíngue Edify e por uma rede de parceiros, será destinado a diferentes públicos. Haverá discussões voltadas a mantenedores ou diretores de escolas, a professores e a educadores em um sentido mais amplo (incluindo coordenadores, pais ou responsáveis). Entre as principais missões do hub20 online, está apresentar e debater possíveis formas de reagir ao momento, e capacitar professores para um novo modelo de sala de aula.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.