Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Instituto Federal de São Paulo oferece curso de cervejaria

Campus de Sertãozinho oferece laboratório e fortalece a cadeia produtiva da região de Ribeirão Preto

Educação|Karla Dunder, do R7

Curso técnico e laboratório para produção de cerveja no IFSP em Sertãozinho
Curso técnico e laboratório para produção de cerveja no IFSP em Sertãozinho Curso técnico e laboratório para produção de cerveja no IFSP em Sertãozinho

Para quem pretende empreender e montar a própria cervejaria ou para aqueles que querem aprender mais sobre a arte de fazer cerveja, o campus Sertãozinho do IFSP (Instituto Técnico Federal de São Paulo) oferece um curso técnico com duração de um ano e seis meses para maiores de 18 anos.

Neste mês de dezembro, o IFSP inaugurou uma área especial para pesquisa. O laboratório é resultado do trabalho realizado pelos professores e reitoria do Instituto com empresas locais e oespaço foi criado com o objetivo de apoiar o desenvolvimento e o crescimento de toda a cadeia produtiva relacionada ao setor cervejeiro na região de Ribeirão Preto.

Leia também

Atualmente, o laboratório tem capacidade para produzir 750 litros de cerveja por mês, quantidade que deve ser atingida em breve, segundo o coordenador do Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejeira do IFSP e docente do curso, Jean Rodrigues da Silva. Ele destaca que a produção pode ser ampliada com a aquisição de mais equipamentos.

"O curso contempla todas as etapas da produção: gestão do negócio, logística, análise e controle de qualidade; o estudante sai com todas as competências para atuar em uma cervejaria ou empreender e criar a sua própria microcervejaria", diz Jean.

Publicidade

Durante a inauguração do laboratório, foi assinado um acordo entre o IFSP e a Associação do Museu da Cerveja de Ribeirão Preto. A parceria prevê o desenvolvimento em conjunto de pesquisas, ações educacionais e a colaboração para a pesquisa histórica do desenvolvimento do setor cervejeiro na região, que comporá o museu físico da cerveja de Ribeirão Preto.

"Também destacamos que trabalhamos com alguns pilares usados por universidades como o ensino, a pesquisa e extensão", explica o diretor de pesquisa e inovação do IFSP Sertãozinho, André Dias. 

O curso atende a uma demanda técnica da região conhecida nacionalmente pela produção de cerveja. A aproximação entre o IFSP e o setor cervejeiro se deu por meio de um edital de Indicação Geográfica (IG), em 2018 — o registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação e valor, como o "queijo canastra", a região de Ribeirão Preto deve ter sua cerveja reconhecida.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.