Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovens brasileiros são premiados em competição de robótica dos EUA

Vanessa Mendes e Bruno Toso se destacaram e receberam premiações de honra no evento

Educação|Alex Gonçalves, do R7*

Vanessa Mendes, 17 anos de SP
Vanessa Mendes, 17 anos de SP Vanessa Mendes, 17 anos de SP

Aluna vinda de escola pública, a estudante Vanessa Mendes, 17 anos, conquistou a premiação "First Dean's List Award" por desempenho social na FRC (First Robotics Competition) uma das competições mais importantes de robótica do mundo. 

“Foi como aluna no Sesi/Senai que eu descobri a paixão por robótica”, lembra Vanessa, moradora de Campinas, interior de São Paulo.

A jovem estudante conta que a robótica foi um divisor de águas na sua vida e mudou a sua perspectiva para o futuro. “Quando eu olho para trás vejo que tinha uma visão pequena e sem oportunidades e com a experiência na competição de robótica pude conhecer novas histórias, entender mais sobre a área de programação”, avalia. “Eu amadureci e hoje consigo imaginar meu futuro trabalhando nesta área."

Vanessa se destacou como líder estudantil no campeonato e foi indicada na categoria "First Dean's List Award" por sua equipe. A jovem estudante desenvolveu junto com a comunidade local ações sociais e de conscientização através de eventos e campanhas. Por este motivo, Vanessa obteve alto desempenho, recebendo a premiação.

Publicidade

Para o mentor de Vanessa, Alex Payão, o objetivo deste tipo de evento é “alavancar os alunos do ensino médio para o mundo da robótica, desenvolvendo habilidades de programação, estratégias e pensamento lógico para a construção de um projeto”, comenta. “A ideia é transcender o conhecimento que o aluno já possui em sala de aula aplicando na prática”, explica.

Bruno Nunes Toso, 24 anos do RS
Bruno Nunes Toso, 24 anos do RS Bruno Nunes Toso, 24 anos do RS

O estudante e mentor Bruno Nunes Toso, 24 anos, mora em Novo Hamburgo, no Rio Grando do Sul, e trabalha no colégio Marista Pio XII, onde foi aluno. “Meu primeiro contato com a robótica foi em 2011 quando eu estava no ensino médio”, diz. “Após quatro anos participando da equipe de robótica como aluno, me tornei professor e passei a realizar as mentorias dos projetos”.

Publicidade

Bruno recebeu, na FRC, a premiação Woodie Flowers que tem o nome na categoria em homenagem póstuma ao renomado engenheiro e professor americano Doutor Woodie Claude Flowers. "É uma satisfação enorme receber este prêmio até porque eu tive a honra de conhecer o Dr. Woddie pessoalmente, ele foi uma grande inspiração para mim".

Atualmente, o estudante está no último ano do curso de engenharia de controle e automação na Unisinus (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) do campus São Leopoldo no Rio Grande do Sul e atua em uma empresa que realiza venda de materiais para robótica educacional. Quanto a suas expectativas para o futuro o jovem mentor conta, que "provavelmente atuarei nas áreas de tecnologia e engenharia por conta da importância".

Publicidade

Sobre a robótica no Brasil Bruno explica, "Está crescendo muito nos últimos anos. Com os incentivos do Sesi e Senai as competições oferecem melhores estruturas e tecnologias". Hoje o maior desafio da robótica é a falta de incentivo fiscais que facilitariam a aquisição da matéria-prima. "A maior parte dos materiais utilizados são importados com custo elevados que inviabiliza que muitos outros jovens possam participar", conclui.

O evento

A FRC (First Robotics Competition) é uma competição anual de robótica internacional com foco em alunos do ensino médio técnico. A cada ano, times de alunos e mentores trabalham durante um período de aproximadamente 6 semanas para construir um robô capaz de participar das atividades propostas na competição.

Na última temporada realizada de 2020 participaram cerca de 4 mil equipes de 34 países. Foram mais de 90 mil estudantes e mais de 20 mil mentores que passaram pelo evento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.