Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TSE decide barrar candidatura de Garotinho no RJ

Político do PRP foi considerado ficha suja; na última pesquisa Ibope, ele estava em segundo lugar nas intenções de voto ao governo do Estado

Eleições 2018|Fernando Mellis, do R7

Garotinho fica impedido de fazer campanha
Garotinho fica impedido de fazer campanha Garotinho fica impedido de fazer campanha

Por unanimidade, os sete ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiram barrar a candidatura de Anthony Garotinho (PRP) ao governo do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (27).

Uma decisão provisória do ministro Og Fernandes, do próprio TSE, havia permitido o registro da candidatura de Garotinho até o julgamento do mérito, o que ocorreu hoje. 

Pesquisa Ibope divulgada na terça-feira (25) mostrava Garotinho em segundo lugar nas intenções de voto, com 16%, empatado com Romário Faria (PODE).

Cabe recurso ao STF (Superior Tribunal Federal). No entanto, ele fica proibido de fazer campanha. 

Publicidade

O candidato é suspeito de desviar R$ 234,4 milhões na área da saúde nos anos de 2005 e 2006, quando ocupava o cargo de secretário estadual de Saúde.

Garotinho já havia sido condenado no TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) e recorreu ao TSE.

Publicidade

Defesa

Em uma transmissão ao vivo no Facebook, Garotinho disse que vai cumprir a decisão do TSE, mas que vai recorrer. "O que estão fazendo comigo é uma covardia. Eu só não vou me entregar porque já passei por outras covardias", completou.

Ele relacionou o juiz federal Marcelo Leonardo Tavares, que o condenou por formação de quadrilha, em 2012, ao grupo político do ex-governador Sérgio Cabral.

De acordo com Garotinho, tratou-se de uma "sentença encomendada". Ele disse que o irmão do magistrado, um coronel da Polícia Militar, esteve lotado no gabinete do secretário de Segurança Pública de Cabral, José Mariano Beltrame, e posteriormente do deputado estadual Paulo Melo, também ligado ao ex-governador.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.