Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tribunal de Contas da União vai checar a votação em 4.161 urnas no 1º turno

Objetivo é colher material para elaborar um relatório sobre a integridade do pleito; resultado da avaliação levará cerca de 1 mês

Eleições 2022|Renato Souza, do R7, em Brasília

Bruno Dantas (ao centro), presidente do Tribunal de Contas da União
Bruno Dantas (ao centro), presidente do Tribunal de Contas da União Bruno Dantas (ao centro), presidente do Tribunal de Contas da União

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai checar os votos em 4.161 urnas eletrônicas no país neste primeiro turno (2). A auditoria será feita em colaboração com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de acordo com a divulgação do presidente do TCU, Bruno Dantas, nesta segunda-feira (26).

A checagem já foi realizada pelo TCU em outras eleições, mas, neste ano, o tribunal vai fazer uma auditoria em tempo real. O resultado da avaliação deve levar cerca de um mês e fará parte de um relatório relacionado à fiscalização da eleição no Brasil. Mais de 111 auditores de contas vão atuar neste ano durante o primeiro turno das eleições.

Urna eletrônica que será usada nesta eleição
Urna eletrônica que será usada nesta eleição Urna eletrônica que será usada nesta eleição

Além dos 14.161 equipamentos que passarão por avaliação, dois auditores irão a 20 sessões eleitorais de cada estado, totalizando o número de 540 urnas eletrônicas, para enviar cópias dos boletins de urna para o TCU.

Isso vai ocorrer já no dia da votação. O resultado será comparado no mesmo dia com o resultado da votação divulgado pelo TSE, mas não é intenção da corte divulgar este resultado, apenas em caso de necessidade, de acordo com Bruno Dantas.

Publicidade

Dantas destaca que é papel do TCU fiscalizar a integridade das eleições. "Por ofício, nós requisitaremos o boletim de urna físico que foi afixado em cada seção eleitoral quando se encerrou a votação. Serão escolhidos por sorteio. Pode ser de uma urna do interior do país e pode demorar alguns dias", disse.

Leia também

"Quando o boletim de urna chegar, vamos fazer uma comparação com o resultado informado no sistema do TSE. Será uma amostra do eleitoral nacional. Tudo isso, porque seguimos padrões internacionais de auditoria", completa Bruno.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.