Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Afetados por erupção em La Palma receberão auxílio-moradia

Ajuda tem valor total equivalente a R$ 66,5 milhões e será destinada à compra de casas e itens de primeira necessidade

Internacional|Do R7

Moradores de La Palma tentam salvar bens durante erupção vulcânica
Moradores de La Palma tentam salvar bens durante erupção vulcânica Moradores de La Palma tentam salvar bens durante erupção vulcânica

O governo espanhol aprovou nesta terça-feira (28) um pacote de ajuda direta de 10,5 milhões de euros, o equivalente R$ 66,5 milhões, para que aqueles que perderam tudo por causa da erupção do vulcão na ilha de La Palma (sudoeste) possam adquirir casa e itens de primeira necessidade.

É um pacote de "ajuda imediata para os moradores que continuam desolados pelo avanço da lava e perderam tudo", disse à imprensa a porta-voz do governo, Isabel Rodríguez.

Cerca de 5,5 milhões dos 10,5 milhões de euros serão destinados à compra de 107 casas que possam ser imediatamente ocupadas", explicou a porta-voz.

O restante será dedicado à compra de itens necessários à vida cotidiana, como eletrodomésticos.

Publicidade

"Precisamos dar uma resposta rápida e eficaz", acrescentou Isabel Rodríguez.

O auxílio se ampara na declaração de área de catastrófe para a ilha de 85 mil habitantes do arquipélago das Canárias, afetada há oito dias pela erupção do vulcão Cumbre Vieja.

Publicidade

O fluxo de lava já destruiu 589 edifícios — nem todos eles residenciais — e cobriu 258 hectares da ilha, que vive do cultivo de bananas e do turismo, segundo o sistema de medição geoespacial europeu Copernicus. Mais de 6.000 pessoas tiveram que abandonar suas casas, mas não há registro de feridos ou mortos até o momento.

Nesta terça-feira, a lava estava a cerca de 800 metros do mar, um encontro que não é certo de acontecer, mas que desperta preocupação porque pode gerar explosões, ondas de água fervente ou nuvens tóxicas, de acordo com a página do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Publicidade

A chuva de cinzas chegou a deixar sem funcionar por 24 horas o aeroporto de Santa Cruz de Palma no fim de semana. Embora agora ele esteja teoricamente em funcionamento, não está recebendo voos.

Leia também

O presidente Sánchez prometeu na semana passada na ilha que aprovaria "auxílios imediatos destinados a facilitar a moradia para os afetados (...) e a aquisição de itens e objetos necessários que eles tenham perdido, para seu dia a dia". 

Esses auxílios devem "garantir a manutenção e o abastecimento de algo muito importante na ilha, como o sistema de irrigação", completou. 

Ele afirmou que permitiria "o restabelecimento da mobilidade e do transporte de pessoas", após a destruição — nesta terça-feira — de 21 quilômetros de estradas e a concessão de seguro-desemprego para aqueles que perderam seu emprego pela catástrofe.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.